quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Três Formações e Elenco do Botafogo em 1991

pesquisa de Claudio Falcão

Primeiramente temos a formação do Botafogo que em 23/03/1991 foi derrotada pelo Santos por 3 a 0, pelo Campeonato Brasileiro: Zé Carlos Paulista, Paulo Roberto, Gílson Jáder, De León e Renato Martins; Carlos Alberto Santos, Pingo e Juninho; Valdeir, Bujica (Vivinho) e Carlos Alberto Dias (Pichetti).

(Imagem: Juha Tamminen; edição Marcelão)

Na sequência, temos a equipe do Glorioso que em 26/06/1991 empatou em 0 a 0 com o Flamengo, em jogo pela Copa Rio: Ricardo Cruz, Paulo Roberto, André, Maurício e Renato Martins; Carlos Alberto Santos, Pingo e Juninho (Gustavo); Vivinho, Bujica (Marcelo) e Pichetti.

Da esquerda para a direita, em pé: P. Roberto, Ricardo Cruz,
Maurício, André, Carlos Alberto Santos e Renato Martins;
agachados: Vivinho, Pingo, Bujica, Juninho e Pichetti
(imagem: Tadeu Miracema)

Seguimos com a formação do Botafogo que em 11/11/1991 foi derrotada por 1 a 0 pelo Flamengo, em partida pelo Campeonato Estadual (Taça Rio): Ricardo Cruz, Odemílson, Gílson Jáder, Válber e Jefferson; Carlos Alberto Santos, Djair e Carlos Alberto Dias; Vivinho, Chicão e Valdeir.

Da esquerda para a direita, em pé: Odemílson, R. Cruz,
Gílson Jáder, Jefferson, C. A. Santos e Válber; agachados:
Vivinho, Chicão, Carlos Alberto Dias, Valdeir e Djair

E concluímos com a imagem do elenco da temporada de 1991, em folder produzido pelo Alvinegro carioca, para divulgação do Clube no exterior.

(Imagem: divulgação Botafogo F.R.)

4 comentários:

  1. Boa, Cláudio! as três fotos inéditas para mim. Na primeira foto, já com as contratações de Gílson Jáder, bom zagueiro vindo do Cruzeiro, De Leon, já no ocaso da carreira, ainda técnico mas lento, vindo do River Plate, o folclórico Bujica, vindo do Flamengo e Juninho, habilidoso meia vindo do Palmeiras. Na segunda foto, não lembro desse zagueiro Maurício, ao lado de Ricardo Cruz e já com a contratação do falecido Vivinho, ex Vasco. Na terceira foto, já um esboço do time que viria a ser vice campeão brasileiro em 1992, já com o lateral direito Odemílson, vindo do Atlético PR, Válber, vindo do Fluminense e o centroavante Chicão, vindo do Coritiba. Chegariam depois Renato Gaúcho, vindo do Grêmio, onde estava emprestado pelo Flamengo e na zaga ainda iriam figurar Renê Playboy, oriundo da base e Márcio Santos, vindo do Novorizontino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mauro.
      Sobre o zagueiro Maurício, fui pesquisar e verifiquei que é baiano, mas veio do Internacional (RS) para o Botafogo.
      Esteve afastado do futebol por cerca de seis meses, devido a uma fratura na tíbia, em um treino ocorrido no estádio Caio Martins.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
    2. Boa pesquisa, Cláudio. Acho que nenhum botafoguense que acompanhou o time nessa época irá lembrar-se desse Maurício.

      Excluir
    3. Eu mesmo não me lembrava (rsrsrs)...

      Excluir