pesquisa de Claudio Falcão
Para começar,
temos a formação do Botafogo que em 05/02/1984 foi derrotada por 1 a 0 pelo
Santa Cruz (PE), em partida do Campeonato Brasileiro (Taça de Ouro): Paulo
Sérgio, Paulo Verdan, Oswaldo, Christiano e Wagner ‘Pepeta’; Alemão, Ademir
Fonseca e Ninho; Helinho, Amarildo (Té) e Bahia (Cláudio).
Da esquerda para a direita, em pé: Paulo Sérgio, Alemão, Christiano, Paulo Verdan, Oswaldo e Wagner; agachados: Helinho, Ademir Fonseca, Amarildo, Ninho e Bahia |
A seguir, a equipe do Botafogo que em 14/10/1984 perdeu por 3 a 2 para o Flamengo, valendo pelo Campeonato Estadual, marcando Berg e Baltazar para o Alvinegro: Paulo Sérgio, Josimar, Marinho, Brasília e Miranda; Ademir Fonseca, Alemão e Berg; Robertinho, Baltazar e Helinho (Luizinho ‘das Arábias’).
Segue a formação do Glorioso que em 18/11/1984 venceu o Fluminense por 4 a 2, ainda pelo Campeonato Estadual, gols de Helinho (2) e Baltazar (2): Luiz Carlos, Josimar (Miranda), Marinho, Brasília e Wagner ‘Pepeta’; Ademir Fonseca, Alemão e Berg; Helinho, Baltazar e Luizinho ‘das Arábias’ (Ataíde).
Da esquerda para a direita, em pé: Josimar, Luiz Carlos, Ademir Fonseca, Brasília, Marinho e Wagner; agachados: Luizinho 'das Arábias', Alemão, Berg, Baltazar e Helinho |
Concluindo,
trazemos a equipe do Botafogo que foi derrotada por 2 a 1 pelo Vasco da Gama em
25/11/1984, também pelo Campeonato Estadual, marcando Baltazar para as nossas
cores: Luiz Carlos, Miranda, Marinho, Brasília e Paulo Guilherme; Alemão,
Ataíde (Christiano) e Berg; Robertinho (Luisinho), Baltazar e Helinho.
Da esquerda para a direita, em pé: Marinho, Luiz Carlos, Miranda, Alemão, Brasília e Paulo Guilherme; agachados: Robertinho, Ataíde, Baltazar, Berg e Helinho (foto: Rodolpho Machado - revista 'Placar') |
Olá, Claudio. Espero que esteja bem! Acredito que a terceira foto seja de nossa vitória por 4 a 2 sobre o Fluminense. O primeiro jogador agachado é Luizinho das Arábias. Robertinho não jogou essa partida e Helinho atuou pela direita. Atrás conseguimos ver o Maracanã cheio, o jogo teve quase 50 mil pagantes. Lembro que a vitória sobre o América teve público pequeno. Estive presente nas duas partidas. Parabéns pelos posts das fotos. São ótimos. Grande abraço!
ResponderExcluirOlá, Marcos.
ExcluirTudo bem por aqui, obrigado.
Vou providenciar a retificação.
O que me atrapalhou certamente foi o fato do Helinho estar posicionado à esquerda do ataque, na foto (à direita de quem olha), e o fato da imagem não estar muito nítida (daí a confusão que fiz entre o Robertinho e o Luizinho das Arábias).
Curioso é que a defesa e o meio-campo são os mesmos em ambas as partidas.
Grato pelo alerta e pelos elogios.
Saudações Botafoguenses Campeãs!
Salvo engano, este foi o último ano em que não ter patrocínio estampado na camisa era o padrão do Botafogo. De 1985 em diante, só não se estampava patrocinador se não conseguisse um - o que era um mau sinal.
ResponderExcluirDe fato, só mesmo em 1985 o Botafogo começou a estampar em seu uniforme a marca de um patrocinador.
ExcluirVeja em: https://datafogo.blogspot.com/2020/02/primeiro-patrocinio-nas-camisas-do.html
Muito embora não tenhamos localizado foto do time posado com a marca desse anunciante nas camisas.
Saudações Botafoguenses Campeãs!