quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

O ‘Volante’ Rocha

pesquisa de Claudio Falcão

Rocha em 1981


Seu nome completo era Jorge Luís Rocha de Paula, tendo nascido no Rio de Janeiro (RJ) a 28 de outubro de 1956 (de acordo com registro na CBF), muito embora algumas fontes tenham informado 1957 (Jornal dos Sports e Placar) ou 1958 (diversos sites na ‘grande rede’).

Chegou ao Olaria A.C. em 1978, e em 1979 atuou no Campo Grande A.C., posteriormente no E.C. Bahia, retornando em seguida ao Olaria.

Veio do Olaria para o Botafogo em agosto/1980, com seu ‘passe’ adquirido por Cr$1.500.000,00 (moeda da época).

Estreia no Botafogo: 31/08/1980 – Botafogo 0 x 4 Fluminense F.C. – Maracanã – Campeonato Estadual. Botafogo: Paulo Sérgio, Perivaldo, Zé Eduardo, Renê e Serginho; Luizinho Rangel, Wecsley e Mendonça; Édson, Marcelo (Rocha) e Tiquinho. Técnico: Othon Valentim.

Coroando suas boas atuações pelo Botafogo, principalmente em 1981, foi convocado em outubro do mesmo ano para a seleção brasileira, tendo atuado em 28/10 na vitória de 3 a 0 sobre a Bulgária, em partida amistosa.

Último jogo pelo Botafogo: 17/03/1982 – Botafogo 1 x 1 Londrina E.C. (PR) – Estádio do Café – Campeonato Brasileiro (Taça de Ouro). Botafogo: Luiz Carlos, Perivaldo, Gaúcho, Osvaldo e Washington; Rocha, Wecsley e Mendonça; Geraldo, Té (Édson) e Jérson. Técnico: Jorge Vieira. Gol do Botafogo: Perivaldo (de pênalti).

Rocha atuou em 97 partidas pelo Botafogo, tendo assinalado 2 gols, entre 1980 e 1982 (pesquisa de Pedro Varanda).

Foi para a S.E. Palmeiras em abril/1982, negociado por Cr$40.000.000,00 (moeda da época).

Faleceu no Rio de Janeiro (RJ) a 14 de setembro de 1995, aos 38 anos de idade.

[Fontes: Jornal dos Sports, Placar e Jornal do Brasil.]

5 comentários:

  1. Rocha foi um jogador muito aplicado e com uma técnica razoável.Esteve presente na sensacional vitoria do Fogão,sobre o Fla de Zico e cia(3×1).Fui ao estádio para assistir esse jogo, com alguns amigos e tivemos duas alegrias delirantes: a vitoria e a presença sensacional da massa botafoguense. O segundo gol de Mendonça, sacudiu o Maracanã. Um grande abraço botafoguense.

    ResponderExcluir
  2. Rocha foi um jogador muito aplicado e com uma técnica razoável.Esteve presente na sensacional vitoria do Fogão,sobre o Fla de Zico e cia(3×1).Fui ao estádio para assistir esse jogo, com alguns amigos e tivemos duas alegrias delirantes: a vitoria e a presença sensacional da massa botafoguense. O segundo gol de Mendonça, sacudiu o Maracanã. Um grande abraço botafoguense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João Salvador.
      Você deve estar se referindo à nossa grande vitória no jogo de 19/04/1981: sensacional mesmo!
      Lavamos a alma naquela partida...

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  3. O futebol tem curiosidades. Antes de se profissionalizar, Rocha jogou no Columbia, time de futebol de areia do Leblon e lá era reserva. Seu futebol apareceu quando foi para os gramados, aliando a técnica mediana com muita raça e vontade, o que agradava em cheio a nossa torcida. No próprio Columbia, na época do Rocha, tinha um zagueiro chamado Manoel, considerado o melhor beque do futebol de praia carioca. Foi levado para treinar no Flamengo e não vingou. Rocha aparecia de vez em quando na rede onde eu jogava voleibol no Leblon e ficávamos conversando sobre os bastidores do Botafogo, casos que não saíam na imprensa. Ele gostava de conversar, ao contrário de muitos jogadores famosos que não gostam de conversar e dar atenção ao torcedor. Era um cara muito simples. Encontrei com ele no Supermercado Zona Sul meses antes de morrer e lembramos das conversas da época em que jogava. Não dava sinais de estar doente. Acho que faleceu por conta de uma leucemia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo seu interessante depoimento, Mauro Marcello.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir