pesquisa de Claudio Falcão
O Jornal do Brasil, conhecido periódico carioca, publicou a notícia da conquista pelo Botafogo do Campeonato Carioca de Futebol de 1932. Assim expressou-se o redator da matéria, adiante reproduzida respeitando-se a curiosa escrita daquele tempo.
O Botafogo é o campeão carioca de football de 1932
“Definiu-se ante-hontem, o Campeonato Carioca de Foot-ball deste anno. Foi seu vencedor o Botafogo F. C., sem dúvida o melhor quadro que o disputou, não obstante certas ‘performances’, menos efficientes. Foi uma victoria merecida e aqui lhe deixamos os nossos applausos.
“Ainda faltam ao Botafogo dous jogos ‘duros’ com o Vasco da Gama e o Andarahy, mas seja qual fôr o resultado desses matches já lhe está assegurado o primeiro posto, uma vez que está a seis pontos dos segundos collocados que são o Andarahy e o Flamengo.
BOMSUCCESSO X BOTAFOGO
“Uma multidão encheu o campo da Estrada Norte, local do encontro, ávida para presenciar a luta entre os locaes e o club leader da tabella.
“Esse encontro era esperado com grande interesse pelo nosso mundo sportivo porque o Bomsuccesso está com bom team e o match ia ser disputado no acanhado campo do club suburbano.
“Havia tambem a circumstancia de que o ponteiro da tabella podia sahir campeão da cidade, caso vencesse a peleja, como se deu, para augmentar o interesse da partida.
“O match transcorreu renhido desde que começou até o apito final.
“Os dous quadros se empregaram com ardor e o jogo foi movimentadíssimo, sendo justo salientar a formidavel reacção do Bomsuccesso, que após estar perdendo por 2 x 0 no 1º half time conseguiu terminal-o com o score de 3 x 2 a seu favor, não obstante a boa actuação do onze botafoguense.
“Nessa phase do jogo, Nilo aos 3 minutos do início, recebe bom passe de Álvaro e depois de driblar Cozinheiro, arremata forte para fazer o 1º goal do Botafogo.
“Pouco depois Loló fez ‘hand’ dentro da area fatal. Ordenado o respectivo penalty-kick Nilo conquistou o 2º goal do Botafogo.
“Deante da derrota o Bomsuccesso fez forte reacção. Martim fez ‘hand’ e o juiz puniu o Botafogo com um penalty kick, que Leonidas transformou no 1º ponto do Bomsuccesso.
“Mais animados os do Bomsuccesso apertam o cerco e Leonidas empatou a peleja marcando o 2º ponto dos seus.
“Cada vez mais enthusiasmados os rapazes do club local atacam impetuosamente. Há um ‘corner’ do Botafogo. Carlos bate para Loló mandar a pelota às redes de Victor, desempatando o jogo e marcando o 3º ponto do Bomsuccesso.
“Pouco depois acaba o 1º half-time com a contagem de 3 x 2 a favor do Bomsuccesso.
“Após o descanço regulamentar a partida recomeçou com grande animação e o Botafogo indo logo ao ataque e Nilo balança de novo as redes contrárias marcando o 3º goal do Botafogo empatando outra vez a partida.
“Nova reacção do Bomsuccesso. O juiz pune outra vez o Botafogo com um penalty que Leonidas bate para desempatar outra vez a peleja, marcando o 4º ponto dos locaes.
“Os botafoguenses não esmorecem: voltam ao ataque e outro penalty é marcado contra o Bomsuccesso, feito por Marcello.
“Nilo com bom kick empata novamente a peleja, conquistando o 4º ponto do Botafogo.
“O jogo continuou com grande enthusiasmo até que Paulinho alcançou o 5º ponto do Botafogo desempatando definitivamente a partida.
“Nada mais foi conseguido e o match terminou com a victoria do Botafogo pelo score de 5 x 4.
“Foi juiz com varias falhas mas imparcial o Sr. Carlos Martins da Rocha, do proprio Botafogo.
“Os teams foram estes:
“Botafogo – Victor – Benedicto – Rodrigues – Ariel – Martim – Canales (sic) – Álvaro –Paulo – Leite – Nilo – Celso.
“Bomsuccesso – Pinheiro – Fernando – Barcello – Loló – Otto – Marcello – Carlinhos – Prego – Gradim – Leonidas e Miro”.
Obs.: 1) O jogador Cozinheiro, do Bonsucesso, citado no texto, não teve seu nome informado na escalação fornecida pelo JB; 2) O nome correto do médio-esquerdo do Botafogo é Canalli e não Canales; 3) Segundo o livro O Futebol no Botafogo (1904-1950), de Alceu Mendes de Oliveira Castro, o jogador Almir entrou durante o 2º tempo, substituindo a Carvalho Leite, contundido; 4) Ainda de acordo com o referido livro, o 4º gol do Botafogo foi de Paulinho e o 5º gol, este sim, foi assinalado por Nilo, de pênalti. E Nilo foi o artilheiro da partida, com quatro gols.
[Fonte: Jornal do Brasil, 3ª feira, 04/10/1932, pág. 20.]
Prezado,
ResponderExcluirEm primeiro lugar parabéns pelo site.
Meu nome é Alesson, sou genro do MAURICIO VANDESTEEN DE CARVALHOS campeão pelos juvenil do botafogo (destacado em seu site) possuo um acervo de fotos da época bem interessante, tanto dos jogos dele pelo botafogo pelo juvenil quanto de passagens dele pelo time principal, fotos com o Garrincha entre outros, gostaria de se possível mantermos contato para trocarmos experiências, histórias desse passado glorioso de nosso fogão.
Abraços
Alesson Carlos
Alesson_carlos@hotmail.com
(21) 8110-2908
Olá, Alesson.
ResponderExcluirBom receber a sua visita.
Não sei se você já acessou a postagem feita no blog sobre os títulos conquistados pelo Botafogo nos juvenis (atuais juniores).
Caso negativo, sugiro que entre no ‘marcador’ referente a ‘futebol bases’ e aí localize a relação dos títulos dos então juvenis, onde no ano de 1964 encontra-se toda a campanha do Botafogo, inclusive com uma foto da equipe campeã, na qual aparece o Maurício.
Caso queira, posso enviar a imagem digitalizada para o seu endereço eletrônico.
Entrarei em contato.
Saudações Botafoguenses Campeãs!
Oi Cláudio, boa noite.
ResponderExcluirSegue a súmula do título de 1932 solicitada.
BOTAFOGO 5 x 4 BONSUCESSO
Data: 02 / 10 / 1932
Local: Teixeira de Castro, ex-Estrada do Norte, Rio de Janeiro
Árbitro: Carlos Martins da Rocha (“Carlito”)
Competição: Campeonato Carioca
Gols: Nilo, Nilo (de penalty), Leônidas da Silva (de penalty), Leônidas da Silva e Lolô (1° tempo); Nilo, Paulinho, Leônidas da Silva (de penalty) e Nilo (de penalty)
Botafogo: Victor, Benedicto e Rodrigues; Ariel, Martim e Canalli; Álvaro, Paulinho, Carvalho Leite (Almir), Nilo e Celso
Bonsucesso: Pinheiro, Fernandes (Congo) e Barcellos; Lolô, Otto (Eurico) e Marcello; Carlinhos, Prego, Gradim, Leônidas da Silva e Miro
Obs: 1. Luiz Neves (árbitro) escalado para arbitrar não compareceu; 2. Cozinheiro = Antônio Fernandes, Prego = Francisco Costa, e Gradim = Francisco de Souza Ferreira; 3. Com esse resultado o Botafogo conquistou o campeonato do Rio de Janeiro (1932)
Fontes: A Noite, O Jornal e O Futebol no Botafogo
SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES INSULANAS,
Pedro Varanda
Grato, Pedro.
ResponderExcluirA súmula complementou muito bem a postagem, esclarecendo alguns pontos da notícia do JB.
Saudações Botafoguenses Campeãs!