pesquisa de Claudio Falcão
Da esquerda para a direita, em pé: Álvaro, Leônidas, Affonso, Russinho, Luciano, Albino e Nariz; agachados: Canalli, Alberto, Carvalho Leite e Patesko (foto: acervo BFR) |
Vejamos como o Jornal do Brasil noticiou a conquista do Campeonato Carioca de 1935 pelo Botafogo, na realidade o nosso tetracampeonato. Segue a notícia, que foi transcrita respeitando-se a grafia da época.
“O BOTAFOGO SAGROU-SE CAMPEÃO CARIOCA DE FUTEBOL”
“Os amantes do popular esporte bretão, tiveram, ante-ontem, um dia cheio.
“A decisão do Campeonato Carioca de Futebol, com o ‘match’ Botafogo x Andaraí e a partida internacional entre o Huracan de Buenos Aires, e o Vasco da Gama.
“O ‘stadium’ de S. Januário apanhou grande assistencia, apesar do fortíssimo calor que reinou durante todo o dia.
“Os dois jogos alcançaram pleno sucesso.
“O Botafogo vencendo o Andaraí, quando perdia por 4 x 3, dez minutos antes da terminação do tempo sagrou-se Campeão Carioca de Futebol de 1935.
Botafogo x Andaraí
“Este jogo era esperado com grande ansiedade, pois dele dependia o desfecho do Campeonato Carioca de Futebol.
“O Botafogo caminhava à frente da tabela com um ponto de diferença sobre o Vasco da Gama, e disputava com o Andaraí o seu último jogo, de sorte que vencendo, como venceu, teria assegurado o cubiçado título de campeão carioca, empatando teria empatado com o Vasco, e perdendo, estaria na iminencia de perder o campeonato, pois ficaria na dependencia do resultado do match anulado Vasco x S. Cristóvão.
“Daí o grande interesse pelo jogo e o entusiasmo que ele despertou.
“Realmente o jogo foi empolgante desde o começo até o final.
“O Andaraí, de início, carregou impetuosamente sobre o reduto botafoguense, dando grande trabalho à defesa alvi-negra.
“Aos oito minutos de jogo Chagas conseguiu abrir o ‘score’ da tarde com um tiro forte que Alberto não poude evitar.
“A seguir o Botafogo reagindo, passou, por sua vez, a atacar o arco do Andaraí, até que Álvaro , com bom ‘kick’, empatou a peleja.
“O jogo prossegue com bastante animação e ainda Álvaro obtem o 2º goal botafoguense desempatando a peleja.
“O Andaraí nada consegue e o 1º ‘half-time’ termina a contagem de 2 x 1 a favor do Botafogo.
“Recomeçada a peleja com a mesma animação, os botafoguenses fazem cargas sucessivas ao campo adversario e Patesko, fechando sobre o goal do Andaraí, assinala o 3º ponto do Botafogo.
“Segue-se forte reação dos andaraienses. Mineiro, com bom tiro marca o 2º goal do Andaraí, sob aplausos da assistencia.
“Mais animados os alvi-verdes prosseguem na ofensiva e Mineiro, conquista o 3º goal do Andaraí, sob fartos aplausos da torcida vascaína. Estava, novamente empatada a partida.
“O ‘match’ assume grandes proporções. Bastante estimulados pelos dois pontos obtidos, os andaraienses continuam a atacar impetuosamente e Bianco, de cabeça, marca o 4º goal do Andaraí, com grandes aclamações.
“Diante do perigo, vendo fugir o campeonato, os botafoguenses reagem impetuosamente e assediam o arco rival e nos 10 minutos para completar o tempo Carvalho Leite empata outra vez o jogo, assinalando o 4º goal do Botafogo, e Russinho pouco depois o 5º, desempatando e assegurando a vitória do Botafogo pelo ‘score’ de 5 x 4 e com ela o Campeonato Carioca de 1935.
“Dirigiu a partida com imparcialidade o Sr. Loris Cordovil.
“Os teams disputantes foram estes:
“BOTAFOGO – Alberto; Otacílio e Nariz; Afonso, Martim (depois Luciano e novamente Martim) e Canali; Álvaro, Leônidas (depois Marim – sic – e mais tarde Viveiros), C. Leite, Russinho e Patesko (*).
“ANDARAÍ – Diógenes; Baiano (Gomes) e Cazuza; Babi, Bethuci e Verenotti; Chagas, Astor, Ramualdo (sic), Bianco e Mineiro.
CONFRATERNIZAÇÃO APÓS A VITÓRIA
“Os teams do Botafogo e do Vasco da Gama, confraternizaram, abraçando-se todos os jogadores em pleno campo sob os aplausos da assistencia.
A DIRETORIA DA METROPOLITANA, CUMPRIMENTA O BOTAFOGO
“Após a brilhante vitória sobre o Andaraí, que assegurou ao Botafogo o Campeonato Carioca de Futebol, a diretoria da Federação Metropolitana foi incorporada, cumprimentar o Botafogo, na pessoa dos seus dirigentes, felicitando-o pela conquista do campeonato”.
(A seguir veio a notícia sobre a partida Vasco da Gama 1 x 2 Huracan, de Buenos Aires).
(*) Nota: Segundo o livro O Futebol no Botafogo (1904-1950), de Alceu Mendes de Oliveira Castro, esta foi a escalação do Botafogo: Alberto, Otacílio e Nariz; Afonso (Luciano), Martim e Canali; Álvaro, Leônidas (Viveiros), C. Leite, Russinho e Patesko.
[Fonte: Jornal do Brasil, de 28/01/1936, pág. 13.]