quarta-feira, 9 de março de 2016

O Botafogo de Camisas Brancas em 1931

pesquisa de Claudio Falcão e Caíque Lacerda

Atuando pelo campeonato carioca contra o Andarahy A.C., a 31 de maio de 1931, o Botafogo jogou no 2º tempo com camisas brancas, visto que o seu uniforme alvinegro confundira-se, na primeira etapa, com o alviverde listrado do clube adversário.

(A Noite, 01/06/1931)

(Diário da Noite, 01/06/1931)

(Jornal dos Sports, 02/06/1931)

Segue a ficha técnica da partida:

BOTAFOGO F.C. 3 x 2 ANDARAHY A.C.
Data: 31/05/1931
Local: General Severiano
Competição: Campeonato Carioca (1º turno)
Árbitro: Leonardo G. Teixeira (do Bonsucesso F.C.)
Gols: Martim, aos 6’ e Baiano, aos 36’ (1º tempo); Palmier, aos 5’; Carvalho Leite, aos 17’ e Celso, aos 27’ (2º tempo)
Botafogo: Pedrosa, Benedicto e Octacílio; Burlamaqui (Tupy, depois Canalli), Martim e Pamplona; Cartolano, Paulinho, Carvalho Leite, Almir (Vadinho Dolabella) e Celso. Técnico: Nicolas Ladanyi
Andarahy: Ney, Aragão e Moacyr; Ferro, Bethuel e Barata; Pedro, Antoniquinho (Joãozinho), Baiano, Bianco (Chiquinho) e Palmier
Obs.: Na preliminar de segundos quadros, o Botafogo derrotou o Andarahy por 4 a 1.

[Fontes: A Noite e Diário da Noite, 01/06/1931; Jornal dos Sports, 02/06/1931 e ‘O Futebol no Botafogo – 1904-1950’, de Alceu Mendes de Oliveira Castro.]

2 comentários:

  1. Eu gosto também do Botafogo de branco mas dizem que é contra o estatuto do clube.

    Parabéns pelo blog.

    Vou deixar aqui uma sugestão minha de post, listar as grandes transação de jogadores do bota para os gigantes da europa, acho que daria uma boa pesquisa e ótimo post.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Igor.
      De fato, o estatuto da fusão (1942) dizia que o uniforme nº 2 do BFR deveria ter a camisa negra, com o escudo da estrela solitária.
      No entanto, durante muitos anos, desde antes da fusão, verificamos que, na impossibilidade de usar a camisa alvinegra, a segunda opção era a camisa branca.
      Só de 1994 para cá é que a camisa negra vem sendo utilizada como uniforme alternativo no futebol.
      Sobre as transferências de jogadores botafoguenses para clubes europeus, já foi feita uma postagem no DataFogo especificamente para os que foram negociados para clubes italianos: veja em http://datafogo.blogspot.com.br/2014/01/jogadores-do-botafogo-transferidos-para.html.
      Nessa relação só ficou faltando incluir o lateral-direito Gilberto, que somente no ano passado foi para a Fiorentina (posteriormente à postagem).
      Mas é intenção publicar nova matéria, desta vez abrangendo transferências para todos os países da Europa. Aguarde mais um pouco...
      Grato pelo elogio ao blog, e apareça sempre.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir