quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Botafogo Campeão Carioca de Basquetebol Masculino de 1942

pesquisa de Claudio Falcão

Como sabemos, o ano de 1942 marcou a fusão entre o Botafogo de Regatas e o Botafogo de Futebol. 

Naquele ano, disputaram o campeonato carioca adulto masculino de basquetebol as representações dos dois clubes.

Em abril de 2010, quando fiz uma postagem aqui no DataFogo sobre o tetracampeonato conquistado pelo Alvinegro naquela época (1942-1945), no tópico relativo ao campeonato de 1942 foram omitidos os resultados das três partidas entre os dois Botafogos.

Na ocasião, fui amistosamente questionado pelo historiador botafoguense Carlos Vilarinho, com relação à omissão desses confrontos.

O que pude relatar em resposta a esse questionamento foi o fato de que a partida correspondente ao turno classificatório fora interrompida no intervalo do 1º para o 2º tempo, quando ocorrera o falecimento do atleta nº 3 do BFC, Armando Albano. O placar apontava a vitória parcial do clube de Albano por 23 x 21, tendo posteriormente o CRB desistido de disputar a continuação da mesma.

Ambas as agremiações se classificaram para os turnos decisivos da competição, e realmente se enfrentaram por mais duas vezes naquela temporada: 1º turno – Botafogo F.C. 30 x 26 C.R. Botafogo e 2º turno – Botafogo F.C. 39 x 27 C.R. Botafogo.

Vejam adiante as pequenas notas publicadas pelo periódico ‘A Noite’, referentes a essas partidas.

(A Noite, 05/09/1942)

(A Noite, 28/11/1942)

E a seguir, elucidando a questão, notícia veiculada pelo ‘Jornal dos Sports’, com o motivo pelo qual os resultados dos confrontos entre os dois Botafogos não terem sido mencionados na campanha do campeão: “Desligado, ontem, o veterano grêmio [nota do editor: o C.R. Botafogo], em face da fusão com o Botafogo F. Clube”, e consequentemente, como aparece no último parágrafo, “todos os pontos, prós e contras, do C.R. Botafogo, serão imediatamente desmarcados”.

(Jornal dos Sports, 09/12/1942)

Leiam mais detalhes sobre a campanha do tetracampeonato do Glorioso em http://datafogo.blogspot.com.br/2010/04/basquetebol-masculino-tetracampeao.html.

6 comentários:

  1. Prezado amigo Cláudio Falcão, sou também torcedor do Fogão e apaixonado por basquete. O Botafogo tem uma senhora história no basquete carioca e brasileiro, tantos e tantos craques honraram o manto alvinegro, craques como Ádamo Bertuli, Manoel Rodrigues Leite Pitanga, Afonso de Azevedo Évora, Guilherme Rodrigues, Ardelim Pinto, Hermes Kroehne, Ayres Tovar Bicudo de Castro, Aloysio de Souza Bastos, Alvaro do Rego Macedo Filho, Bicanca, Antonio Suzarte Maciel, Armando Albano (que faleceu em uma partida que antecedeu a fusão do Botafogo FC e CR Botafogo), Ary dos Santos Furtado, Pavão, Carmino de Pilla, César Rego Monteiro Porto, Gatinho, José Oscar Zelaya Alonso, Martinho dos Santos Frota, Raul Henrique de Castro e Silva de Vincenzi, Arno Frank (que também foi técnico), e outros mais. Pergunto meu amigo, você teria mais informações a respeito desses atletas quanto a altura, posição em que atuava, data e local de nascimento? Se sim, poderia me ajudar, é que estou montando uma base de dados de atletas e técnicos que atuaram em seleções nacionais masculinas, desde 1930. Só que muitos, eu só tenho o nome e o desempenho nos campeonatos, mais nada. Já recebi ajuda de Wlamir Marques, eterno monstro sagrado do basquete nacional e outros tantos atletas e pessoas ligadas ao basquete. Você poderia me ajudar, desde já agradeço e que Deus te abençoe.
    Meu nome: Josué Jorge Junior;
    meu e-mail: josue-jorge@hotmail.com;
    minha cidade: Castro PR;

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Josué.
      Veja adiante as poucas informações que consegui sobre alguns dos jogadores mencionados:
      Afonso de Azevedo Évora – nasc. 26/08/1918; fal. 02/08/2008.
      Armando Albano – nasc. São Paulo, 17/06/1909; fal. Rio de Janeiro (RJ), 12/06/1942.
      Guilherme Rodrigues – nasc. Rio de Janeiro (RJ), 16/08/1920.
      José Oscar Zelaya Alonso – fal. 21/11/1990 (78 anos).
      Renato Goulart Pereira – nasc. Rio de Janeiro (RJ), 04/02/1923; fal. 02/05/2007.
      Caso venha a encontrar algum dado relevante sobre mais algum deles, entro em contato pelo seu endereço eletrônico.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  2. Prezado Claudio Falcão.
    Parabéns pela enorme contribuição à história do nosso Botafogo.
    Gostaria de saber a escalação dos times na partida em que o Albano faleceu.
    Meu pai, Clicio jogava pelo Botafogo FC e tenho curiosidade se ele chegou a jogar essa partida histórica.

    Se voce puder ajudar, agradeceria muito.

    Saudações Alvinegras.

    Francisco M Duarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francisco.
      Confrontei os dados publicados nos extintos periódicos A Noite e Jornal dos Sports. Em ambos aparece o nome Celísio e não Clício, atuando pelo Botafogo FC.
      Acredito que tenha sido erro tipográfico dos jornais, porque não encontrei registro de Celísio em qualquer outra partida do Botafogo FC. naquele ano.
      Veja:
      CR Botafogo (21) - jogaram e marcaram: Adauto (3), Carlito, Oscar (6), Álvaro (7), Lenk (5) e Babá.
      Botafogo FC (23) - jogaram e marcaram: China (1), Guilherme (9), Celísio (2), Ítalo (8), Ivan (3), Albano e De Vincenzi.
      Não localizei as escalações no Correio da Manhã, Diário Carioca, Diário da Noite, Diário de Notícias, Gazeta de Notícias, O Globo Sportivo e O Jornal.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
    2. Muito Obrigado mesmo.
      De coração, coração botafoguense

      Excluir
    3. De nada.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir