quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O Troféu Teresa Herrera de 1996

por Claudio Falcão

(Foto: Claudio Falcão - 25/11/2014)

De maneira geral, o torcedor botafoguense tem conhecimento que em 1996 o Alvinegro carioca conquistou em La Coruña (Espanha) o 51º (LI, em romanos) Troféu Teresa Herrera, numa disputadíssima decisão com o poderoso Juventus (Itália), e atuando com a camisa azul e branca da equipe da casa, o Deportivo La Coruña, devido à semelhança do nosso uniforme principal com o da equipe italiana.

Em comentários feitos aqui no blog, surgiu uma pequena e saudável polêmica sobre a cor original do troféu que recebemos em 1996.

Na cor da imagem com a qual ilustramos a postagem, predominava o dourado, porém leitores afirmavam que o nosso Troféu Teresa Herrera tinha a tonalidade prateada.

Tentando dirimir essa dúvida, estive rapidamente visitando o Salão de Troféus do Clube, no último dia 25 de novembro, tendo a oportunidade de fotografá-lo.

Visualizando o precioso troféu, verifiquei que a tonalidade predominante era de fato a prateada, mas era inegável a presença de reflexos dourados (devido à formação de uma pátina sobre a prata?), o que me fez permanecer em dúvida.

Porém, ao conversar com um funcionário que me acompanhou na breve incursão, ele afirmou que a cor era de fato prateada, pois ao ser periodicamente retirado para limpeza, ele já o tivera algumas vezes em mãos, e podia me garantir isso.

Fica aí para o nosso leitor a imagem colhida por este fotógrafo amador e editor do DataFogo, para que tire suas próprias conclusões.

2 comentários:

  1. Olá Botafoguense

    Primeiramente, parabéns pelo blog, é sempre muito bom ler sobre o Botafogo, nossa história é riquíssima e por muitas vezes pouco explorada, parabéns pelo trabalho.

    E já que estou aqui, vou aproveitar para pedir que publiquem algo sobre o título nacional que conquistamos no ano de 1931. Competição realizada no Rio Grande do Sul e que contava com o Campeão Carioca (Botafogo), o Campeão Paulista (Corinthians) e o Campeão Gaúcho (Pelotas). Após tudo confirmado o Corinthians deu W.O por questões financeiras de deslocamento até o sul, sendo assim, o Fogão decidiu o seu primeiro título nacional contra os Gaúchos, com vitória do Botafogo. Falta maior divulgação sobre essa nossa conquista, achei pouca coisa até agora, uma delas encontrei no Mega Boleiros no link: http://megaboleiros.blogspot.com.br/2014/11/campeonatos-e-campeoes-nacionais-antes.html e outras três fontes no Mundo Botafogo no link: http://mundobotafogo.blogspot.com.br/2013/03/1931-taca-rio-sul.html e no Arquivo Lobão no link: http://historiaecpelotas.blogspot.com.br/2013/03/taca-rio-sul-em-1931.html e outra no facebook da pagina do Botafogo Historu Channel:
    https://www.facebook.com/311143595659665/photos/a.313431995430825.74239.311143595659665/680698822037472/?type=3&theater

    Aí estão ótimas fontes para uma bela matéria desse importante título da nossa história. Ficarei no aguardo da publicação.

    Grande abraço de um Botafoguense de carteirinha.

    Edvaldo Gonçalves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edvaldo.
      De pronto, o que posso lhe dizer é que o Botafogo derrotou a equipe do Pelotas por 3 a 2, em 08/07/1931, na última partida de uma excursão de 6 jogos ao Rio Grande do Sul.
      É o que se encontra no livro 'O Futebol no Botafogo - 1904-1950', de Alceu Mendes de Oliveira Castro.
      No entanto, Alceu não mencionou que se tratava da disputa de um troféu.
      Temos também aqui no DataFogo uma postagem a respeito dos diversos troféus conquistados pelo Clube, e esse contra o Pelotas não é mencionado (veja em 'Alguns Troféus conquistados pelo Botafogo no Futebol', trabalho de cuidadosa pesquisa do Pedro Varanda e meu).
      O que posso lhe dizer é que vou aprofundar essa investigação, e tão logo consiga informações mais precisas, tenho a intenção de fazer uma postagem a respeito.
      E grato por suas palavras elogiosas e pela valiosa contribuição.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir