terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Paulistinha, o Grande 'Curinga' do Botafogo

pesquisa de Pedro Varanda

Paulistinha, em 1962

Nome: Oswaldo Sampaio Júnior (Paulistinha).
Nascimento: 20 de agosto de 1939 (Sorocaba – SP).
Falecimento: 09 de fevereiro de 2005 (Rio de Janeiro – RJ).

Estreia pelo Botafogo: 05/06/1958 – 6 x 0 Portuguesa-RJ (Torneio João Teixeira de Carvalho).
Gols: Neyvaldo (3), Quarentinha (2) e Édison.

Despedida pela equipe principal: 19/07/1969 – 2 x 0 Campo Grande-RJ (Taça Guanabara).
Gols: Ferretti e Iroldo.

Obs.: Em 1970 Paulistinha atuou pela categoria de aspirantes.

Jogos: 318 (trezentos e dezoito) + 10 (dez) partidas pelo Torneio Início e 2 (duas) pelos reservas.
Gols: 6 (seis).

TÍTULOS*: 17 (dezessete) e mais três pelos aspirantes.
Campeonato Carioca de Aspirantes: 1958 / 59.
Taça Antônio Gomes de Avellar de Aspirantes: 1961.
Campeonato Carioca (Estadual): 1961 / 62 / 67 / 68.
Campeonato Brasileiro (Taça Brasil): 1968
Torneio Início do Rio de Janeiro: 1962.
Torneio Rio-São Paulo: 1962 / 64 / 66.
Torneio de Teresina: 1966.
Taça Guanabara: 1967.
Torneios Internacionais: Quadrangular de Bogotá (JAN-1960), Triangular Internacional da Costa Rica (FEV-1961), Pentagonal do México (FEV-1962), Torneio de Paris (JUN-1963), Quadrangular do Suriname (JUN-1964) e Hexagonal do México (FEV-1968).
* Foram considerados os campeonatos, taças e torneios em que Paulistinha atuou.

Obs.: Torneios conquistados pelo Botafogo em que Paulistinha não jogou (segundo pesquisa em diversos periódicos) – Início do Rio de Janeiro (1961 / 63 / 67), Jubileu de Ouro da Associação de Futebol – La Paz (MAR-1964), Taça Círculo de Periódicos Esportivos de Caracas (JAN-1966), Taça Carranza de Buenos Aires (FEV-1966), Triangular de Caracas (JAN-1967 e FEV-1970) e Taça Guanabara (SET-1968).

Notas: 1) Paulistinha é considerado o melhor ‘curinga’ que o clube já teve. Sua verdadeira posição era quarto-zagueiro (camisa 3), mas atuou em quase todas as posições da defesa: beque-central (camisa 2), cabeça-de-área (camisa 5), lateral-direito (camisa 4) e esquerdo (camisa 6). Para ser mais preciso, jogou até de atacante; 2) Pelo Torneio Início disputou 10 (dez) jogos, não marcando gol. 

4 comentários:

  1. Bons tempos e boas histórias sobre nossos bons jogadores do passado, estou adorando suas matérias e aprendendo muito, são fatos que estão além do meu conhecimento como botafoguense, peço-lhe uma ajuda em um detalhe que queria repassar ao meu cunhado flamenguista gente boa, não sei se tem essa em suas historias. Gostaria de recordar detalhes e retirar duvidas sobre a reinauguração do campo Mané garrincha em Marechal Hermes, estive lá mais não lembro de detalhes, foi Garrincha que deu o pontapé inicial ou Nilton Santos? Em que ano foi? Existe vídeos, imagens do momento? Me desculpe tantas perguntas mais não queria deixar meu cunhado sem essa preciosa notícia.
    Meu nome José Carlos meu e-mail acho que aparece pra você pois estou comentando como usuário do Google, se poder me ajudar lhe agradeço como um botafoguense apreciador de histórias do nosso Glorioso, vou participar do Blog e indicar bons botafoguenses.
    grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José Carlos.
      A revista 'Botafogo' nº 235, de janeiro-março/1979, publicou várias imagens da inauguração do estádio de Marechal Hermes, inicialmente chamado de 'Glorioso' e depois de 'Mané Garrincha'.
      Na citada revista não encontrei a informação de quem teria dado o pontapé inicial, no entanto Garrincha foi a figura central daquele acontecimento, tendo inclusive atuado em uma partida entre jogadores veteranos e, por incrível que pareça, não vi qualquer menção à presença do Nílton Santos no evento, que ocorreu em 1978.
      Quanto ao seu e-mail, ele não aparece para mim.
      E se você quiser ler a postagem do DataFogo sobre os nossos maiores artilheiros do Clube em Marechal Hermes, acesse: http://datafogo.blogspot.com.br/2013/12/os-maiores-artilheiros-do-botafogo-em.html.
      Grato pelo contato e apareça sempre.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
    2. Olá Data Fogo

      Fiz uma busca em relação a revista mais como você mesmo citou não ter obtido sucesso nesta matéria, eu também ainda não consegui nada a respeito. O engraçado é que nas minhas buscas seu Blog é bastante citado com inúmeras reportagens sobre variados temas do Botafogo, parabéns pela boa colocação no Google busca, lhe agradeço pela tentativa e esforço em me ajudar, tem mais um comentário meu em seu Blog justamente em uma notícia visualizada no Google ha..ha.. só da DataFogo.
      Grande abraço, darei uma olhada nos maiores artilheiros.

      Excluir
    3. José Carlos, infelizmente não consegui qualquer outra notícia sobre o fato. Caso venha a conseguir, faço aqui mesmo um novo comentário a respeito.
      E é muito bom saber que há diversas referências ao DataFogo nas buscas através do Google.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir