quarta-feira, 31 de julho de 2013

Alguns Uniformes 'Diferentes' do Botafogo

pesquisa de Claudio Falcão
 
Durante sua gloriosa trajetória, o Botafogo utilizou-se, no futebol, de alguns uniformes com características diversas daquelas que atualmente conhecemos.
 
(foto: Diário Carioca)
 
O fato é que na reta final da campanha rumo ao título carioca de 1935, certame concluído em janeiro de 1936, o Alvinegro utilizou uma camisa, sem escudo, muito semelhante à do uniforme do Corinthians Paulista. Infelizmente ainda não foi possível identificar exatamente em que situação a mesma foi utilizada.

Botafogo 2x0 Atlético Mineiro - 29/10/1938
(foto: Sport Illustrado)
 
Em 1938, por sugestão de Carlito Rocha, o Glorioso entrou em campo algumas vezes com uma camisa “para jogos noturnos”, muito parecida com a do Grêmio (RS). Sua estreia ocorreu em Belo Horizonte, a 29 de outubro daquele ano, na vitória de 2 a 0 sobre o Atlético Mineiro. Tal uniforme teve curta duração.

Geninho, Heleno e Gonzalez
(foto: O Globo Sportivo)

Em janeiro de 1943, no mês seguinte ao da fusão do ‘Futebol’ (BFC) com o ‘Regatas’ (CRB), pelo menos em alguns treinos foi usada a camisa negra com a estrela solitária, trazendo ao centro dela as iniciais CRB. Não consta que tal uniforme tenha sido utilizado em jogos, mesmo porque as iniciais não correspondiam às do ‘novo’ Botafogo de Futebol e Regatas.

Torneio Municipal de 1948
(foto: Esporte Ilustrado)
 
Em 1947 e parte de 1948 foi a vez das camisas abotoadas de cima a baixo, utilizadas com muita frequência, porém não alcançando a vitoriosa campanha do campeonato carioca de 1948, ocasião em que foram abandonadas, sendo aí introduzida a numeração às costas das camisas.
 
E trazendo tal fato para os nossos dias, é oportuno lembrar que do atual terceiro uniforme do Clube faz parte uma camisa dourada, com o escudo com a estrela solitária no peito.
 
[Fontes: Diário Carioca, 28/01/1936; Sport Illustrado, 09/11/1938; O Globo Sportivo, 29/01/1943 e O Futebol no Botafogo (1904-1950), de Alceu Mendes de Oliveira Castro.]

8 comentários:

  1. Legal, a 2ª camisa, a de 38, teve uma espécie de reedição em 98. Talvez tenha sido proposital, poucos botafoguense se lembram desse modelo:

    http://camisasdobotafogo.blogspot.com.br/2010/06/camisa-do-botafogo-42.html

    Tivemos também a camisa cinza claro-escuro de 2010. Usada na derrota contra o Vasco e no amistoso de entrega de faixas contra o Corinthians.

    Houve uma outra camisa cinza, lançada em 2002 pela finta:

    http://bimg1.mlstatic.com/camisa-do-botafogo-finta-golden-cross-top-12_MLB-F-179740930_4211.jpg

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rafael.
    Obrigado pelas dicas.
    Vou acessar os links informados.

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Cláudio. Obrigado pelo artigo e por manter nossa memória viva! Eu sempre fiquei curioso sobre a origem do segundo/terceiro uniforme no nosso futebol, ainda mais porque nunca vi fotos de época desses uniformes, mesmo pesquisando muito! Por isso sempre questionei se essas edições comemorativas que são lançadas de tempos em tempos de fato são idênticas às originais da época. Por exemplo, essas reprises de camisas do Nilton Santos, seguem o regulamento antigo, mas sempre quis ver fotos delas em campo. Você sabe confirmar se as camisas brancas ou pretas realmente existiram nos anos 60? Parabéns pelo trabalho! Saudações Gloriosas. Charles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Charles.
      Quanto à utilização de camisas brancas no uniforme de jogo do Botafogo, sabemos que nos primeiros anos de sua existência o então BFC teve seus jogadores usando camisas brancas sem escudo, até que as alvinegras, importadas da Inglaterra, chegassem a tempo de serem vestidas para as partidas do campeonato carioca de 1906.
      E camisas brancas, sem escudo (quer do BFC ou já do BFR), foram utilizadas posteriormente por diversas vezes, em confrontos com outros clubes alvinegros.
      Em nossas pesquisas, camisa branca, com o tradicional escudo com a estrela solitária, foi usada pela primeira vez em 30/06/1963, em jogo da Libertadores contra o Alianza (Peru), em Lima: vitória nossa por 1 a 0.
      É possível que anteriormente, em alguma partida amistosa, isso já tivesse ocorrido, mas até agora não conseguimos comprovação do fato.
      Quanto à primeira vez em que a camisa preta foi utilizada pelo Botafogo no Futebol (sim, porque no Basquete e no Vôlei já fora usada várias vezes) foi a 10/04/1994, e aí recomendo acessar a seguinte postagem: https://datafogo.blogspot.com/2013/12/o-botafogo-pela-primeira-vez-de-camisas.html

      Grato pelo contato e elogio.
      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
    2. Li o artigo e adorei! Até fui buscar e vi as raras fotos daquela partida contra o Alianza, as mangas eram brancas, só a gola era preta. Fiquei ainda mais surpreso que usamos a camisa preta apenas em 94! Cheguei a ver umas réplicas de camisas pretas dos anos 80 com o coca cola estampado, claramente não verídica então, rs. Obrigado por compartilhar todo seu conhecimento conosco, amigo. Tem algum artigo falando sobre os casacos dos jogadores? Abraço.

      Excluir
    3. Olá, Charles.
      Bom que você gostou da postagem sobre a primeira camisa preta em jogos.
      Artigo específico sobre os casacos dos jogadores não temos no blog, mas existem outras postagens sobre os nossos uniformes em geral.
      Dê uma olhada na coluna dos 'marcadores', aí à direita, logo abaixo da foto do Manequinho, clique no 'marcador' Uniformes e boas leituras.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  4. Gostaria de ver fotos de Garrincha com a camisa branca (2° uniforme) do Botafogo, pois pesquisei muito e nunca vi fotos da década de 60 com o fogão usando a camisa branca, nem quando jogava contra o Atlético mineiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor, quando o Botafogo enfrentou em 19/03/1954 o Atlético (MG) em General Severiano, com Garrincha atuando, usou camisas brancas, aparentemente sem escudo.
      Temos sobre tal jogo uma postagem aqui no DataFogo, porém a foto que digitalizamos do 'Diário de Notícias' está péssima. Veja aqui:
      https://datafogo.blogspot.com/2013/10/o-botafogo-de-camisas-brancas-em-1954.html
      E contra o Alianza Lima, em partida pela Libertadores em 30/06/1963, atuamos de camisas brancas com escudo, sobre a tradicional listrada de mangas compridas, também com Garrincha.
      Tenho arquivada a foto do ataque do Botafogo que iniciou o jogo: Garrincha, Zagallo, Jair Bala, Amarildo e Othon.
      Caso queira receber essa imagem, retorne aqui aos comentários, informando seu nome e endereço eletrônico, que envio pra você.

      Saudações Botafoguenses!

      Excluir