quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ciclismo no Botafogo (II)

pesquisa de Claudio Falcão (publicação simultânea no blog Mundo Botafogo)

Após artigo postado em 02/03/2011, no qual dávamos notícia de que o então Botafogo F.C. era filiado, nos anos 1930 (com certeza a partir de 1935), à Federação Metropolitana de Ciclismo, tendo, por exemplo, contado com representantes na disputa dos II e IV Circuitos Ciclísticos do Distrito Federal (1935 e 1938), podemos agora informar que, após a fusão com o ‘Regatas’, o nosso Alvinegro também se fez presente em competições ciclísticas.

Em 10 de dezembro de 1944 tivemos a disputa do XII Circuito de Ciclismo da Cidade do Rio de Janeiro, promovido pelo Ciclo Suburbano Club. Era de 74 km a distância da prova, com partida e chegada na Praça Mauá. Alinharam 48 concorrentes, dos quais 33 completaram o percurso. Venceu José Antunes Neto, da A.A. Portuguesa (2h21’23”), seguido de Joaquim Peixoto e José Guarnieri, ambos do C.R. Vasco da Gama. Manuel José Gaspar, do Botafogo F.R. classificou-se em 17º lugar.

Em relação ao Campeonato Carioca de Velocidade, ocorrido a 21 de janeiro de 1945, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, assim se referiu o Jornal do Brasil aos ciclistas botafoguenses: “A turma do Botafogo F.R. que conta com elementos de real destaque nas lides do pedal carioca é também sério concorrente ao cobiçado título de campeão”. Ainda não logramos localizar o resultado da competição.

Para o Campeonato Carioca de Resistência, disputado no Campo de São Cristóvão, a 14 de outubro de 1945, estavam inscritos pelo Glorioso os seguintes ciclistas: Hervi Polo Villon, Antonio da Silva, Jorge da Silva, Arlindo Silva, Manuel José Gaspar e José Teixeira Dias. Nenhum deles chegou entre os nove primeiros colocados, segundo a classificação divulgada pelo JB.

E também contamos com representantes botafoguenses na Prova Ciclística "17 de Dezembro", realizada a 17 de dezembro de 1945, com patrocínio da A.A. Portuguesa e direção da Federação Metropolitana de Ciclismo. Seu vencedor foi Antônio Marques de Azevedo (A.A. Portuguesa), chegando em seguida José Antunes Neto (A.A. Portuguesa) e Joaquim Pereira (C.R. Vasco da Gama). Classificaram-se respectivamente em 6º, 7º e 10º lugares os ciclistas do Botafogo F.R. Alfredo Teixeira Dias, José Teixeira Dias e José da Silva.

Ainda não temos notícia de vitória de representante botafoguense em alguma prova ciclística, mas a participação de atletas alvinegros nessas disputas está sobejamente comprovada.

[Fontes: Jornal do Brasil, de 10 e 12/12/1944; 20/01/1945; 14 e 16/10/1945 e 18/12/1945.]

6 comentários:

  1. Antonio Marques Azevedo era meu tio. E com orgulho que guardo como recordacao todas as suas medalhas. :-) ate sempre.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Daniel.
    Muito bom saber que você conserva as medalhas do seu tio, verdadeiras testemunhas das vitórias de Antônio Marques Azevedo nas pistas.
    Que elas permaneçam sempre sob a guarda da família.
    Lamento apenas ele não tê-las conquistado pelo Botafogo...

    Saudações esportivas!

    ResponderExcluir
  3. Jose Guarniere era meu pai.
    Eliane Guarniere

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eliane.
      Muito bom receber o seu contato, filha do afamado ciclista do C.R. Vasco da Gama.
      Então a grafia correta do sobrenome é Guarniere, com "e", e não "i", no final, correto?

      Saudações esportivas!

      Excluir
  4. O nome correto é Guarnieri. Alguns documentos posteriores ficaram como Guarniere, mas tenho a certidão de nascimento.
    Temos album dele na época de ciclista, fotos.
    Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo esclarecimento, Eliane.
      E é muito bom saber que o acervo fotográfico está bem guardado com a família.

      Saudações esportivas!

      Excluir