quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Paulo Sérgio, Nosso Goleiro na Copa de 1982

pesquisa de Pedro Varanda


O goleiro Paulo Sérgio de Oliveira Lima, nascido no Rio de Janeiro (RJ) a 24 de julho de 1954, fez 219 jogos pelo Botafogo, entre 1980 e 1984. Foi campeão do Torneio 23° Aniversário de Brasília / Taça Governador José Ornellas (1983) e do Torneio de Genebra (1984). Atuou na Seleção Brasileira, tendo sido convocado para a Copa do Mundo de 1982. Na década de 1990 destacou-se também competindo pela Seleção Brasileira de Futebol de Areia.

Estreia de Paulo Sérgio no Botafogo:
BOTAFOGO 2 x 0 VOLTA REDONDA
Data: 03/02/1980
Local: Raulino de Oliveira, Volta Redonda
Árbitro: Reinaldo Farias
Assistentes: José Pedro Laureano e Daniel Andrade de Oliveira
Competição: Amistoso
Gols: Gil (2), aos 13’ e 32’ (2° tempo)
Botafogo: Borrachinha (Paulo Sérgio), Vanderlei Luxemburgo, Luís Cláudio, Renê (Miltão) e Carlos Alberto Batata; Wecsley, Ademir Lobo e Marcelo; Gil, Revelles (Luizinho Rangel) e Ziza (Bahia). Técnico: Paulo Amaral
Volta Redonda: Renato, Marreta (Valmir), Mauro Cruz, Edinho e Jorge Luís (Laurinho); Valdir (Toinho), Ademir e Betinho (Chiclete); Catatau, Coca e Paulo César. Técnico: João Francisco
Fontes: Botafogo F.R., Jornal do Brasil e Jornal dos Sports

Campeão do Torneio de Genebra:
BOTAFOGO 1 x 0 EVERTON (ING)
Data: 07 / 08 / 1984
Local: Stade des Charmilles (Genebra)
Árbitro: Galler
Competição: Torneio de Genebra (Botafogo campeão)
Gol: Paulo Guilherme, de cabeça, aos 40’ do 2° tempo
Botafogo: Paulo Sérgio, Josimar, Oswaldo, Paulo Guilherme e Wagner Pepeta; Ademir Fonseca, Ataíde e Berg; Robertinho, Baltazar e Helinho. Técnico: Humberto Rêdes
Everton: Southall, Harper, Hatcliff, Montfield e Bailey; Heath, Reid e Steven; Richardson, Sheedy (Marshall) e Curran. Técnico: ?
Fonte: Revista Botafogo, nº 244, de novembro de 1984

Último jogo de Paulo Sérgio pelo Botafogo:
BOTAFOGO 2 x 0 FRIBURGUENSE
Data: 21/10/1984
Local: Marechal Hermes, Rio de Janeiro
Competição: Campeonato Estadual
Gols: Alemão e Luizinho das Arábias
Botafogo: Paulo Sérgio, Josimar, Marinho, Brasília e Miranda (Wagner Pepeta); Ademir Fonseca, Alemão e Berg (Luizinho das Arábias); Robertinho, Baltazar e Helinho
Fontes: Botafogo F.R. e Jornal do Brasil

12 comentários:

  1. Oi, Claudio. Mais uma ótima lembrança. O sensacional Paulo Sérgio. Lembro de um de seus primeiros jogos, um empate sem gols com o Vasco, pela Taça GB. A manchete da Placar foi 'Que goleirão!'. E era mesmo. Poderia ter ficado mais tempo no clube, pois ainda se destacou no Vasco dois anos mais tarde. Mas na época do jejum era difícil. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marcos.
    Bom mesmo seria se o Paulo Sérgio tivesse sido o goleiro titular do Brasil na Copa de 1982. Ele merecia...

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  3. sou vascaíno mais venho elogiar o ex goleiro Paulo Sérgio pelas excelentes defesas .contra o vasco ele fechava o gol.fazia milagre nas faltas cobradas por Roberto Dinamite.tudo presenciado por mim porque meu pai me levava ao maraca nos anos 80.para mim foi o melhor goleiro brasileiro.sou suspeito em opinar porque já fui goleiro profissional.que Deus abençoe todos!

    ResponderExcluir
  4. Também sou da opinião que o Paulo Sérgio foi um excelente goleiro, que poderia perfeitamente ter sido o nosso arqueiro titular na Copa de 1982.
    Atuou ainda pelo seu C.R. Vasco da Gama, não é mesmo?

    Saudações esportivas!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu tive a honra de ser vizinha do Paulo Sérgio quando ele estava iniciando sua carreira e de sua mãe, D. Filomena, uma senhora maravilhosa. Ele desde cedo mostrava que seria um excelente jogador.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ana.
    Grato pelo seu comentário sobre o Paulo Sérgio, que foi de fato um excelente goleiro.

    Saudações esportivas!

    ResponderExcluir
  7. www.jacksonsala.com

    Biografia de LUIZIHO DAS ARÁBIAS

    ResponderExcluir
  8. Olá, Jackson.
    Recentemente um amigo, o sancristovense Raymundo Quadros, me deu notícia do próximo lançamento do livro.
    Tomarei a liberdade de divulgar no DataFogo.

    Boa sorte e saudações esportivas!

    ResponderExcluir
  9. Goleiraço o Paulo Sérgio apesar da baixa estatura,pra mim o melhor Goleiro da dos anos 80- Botafoguense de Teixeira na Paraíba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, parceiro Botafoguense.
      Grande goleiro o Paulo Sérgio, sem dúvida alguma.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  10. Também concordo que Paulo Sérgio foi nosso melhor goleiro da década de 80. Apesar da baixa estatura, era técnico e tinha muita impulsão e elasticidade. Caso fosse titular na Copa de 1982, penso que não teria tomado os gols que Valdir Peres tomou, principalmente no fatídico jogo contra a Azzurra. Li uma reportagem, que durante a Copa de 1982, os líderes Falcão, Zico e Sócrates, se reuniram com Telê para sugerir as trocas de Serginho por Roberto Dinamite e de Valdir Peres por Paulo Sérgio, não sendo atendidos pelo teimoso treinador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito que as substituições mencionadas dariam uma feição ainda melhor àquela seleção que já era espetacular.

      Excluir