quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ferretti, o Reserva que decidia

dados estatísticos e súmulas: pesquisa de Pedro Varanda; pesquisa e texto: Claudio Falcão


Fernando Ferretti, o antigo centro-avante Ferretti, nasceu a 26 de abril de 1949. Começou sua carreira aos 14 anos de idade nas categorias de base do São Cristóvão F.R. (RJ), indo para o Botafogo dois anos depois, brilhando como artilheiro do Alvinegro nas décadas de 60 e 70, muito embora na maioria das vezes iniciasse as partidas no banco de reservas. Em 1971 transferiu-se por empréstimo para o Santos F.C., numa troca que ainda envolveu seus companheiros de clube Rogério e Moreira, pelo capitão do tri Carlos Alberto Torres, que disputou o campeonato carioca daquele ano pelo Glorioso. Retornou em seguida ao Botafogo, sendo emprestado ao C.R. Vasco da Gama, voltando ao Glorioso em 1972. Atuou ainda pelo Atlético C. Goianiense, pelo CSA (AL) e pelo Ceará S.C.

Atleta olímpico, participou pela seleção brasileira dos Jogos da Cidade do México (1968), assinalando dois gols em três partidas.

Bicampeão carioca (1967-1968), campeão brasileiro (Taça Brasil), também em 1968 e campeão do Triangular de Caracas (1970) foram os títulos que Ferretti conquistou pelo Botafogo. Na Taça Brasil de 1968 o centro-avante foi o principal goleador, com 7 gols, em igual número de partidas.

Teve dois irmãos que também vestiram a camisa do Botafogo: Ricardo (Tuca) e Bruno Ferretti.

Atuou pelo Botafogo em 253 partidas entre 1967 e 1975, assinalando 85 gols.

Uma formação do Botafogo em 1969:
em pé - Moreira, Cao, Chiquinho, Moisés, Waltencir e Carlos Roberto;
agachados - Rogério, Afonsinho, Ferretti, Jairzinho e Paulo Cézar

Estreia de Ferretti pelo Botafogo:
BOTAFOGO 3 x 1 OLARIA
Data: 03/09/1967
Local: General Severiano, Rio de Janeiro
Árbitro: José Mário Vinhas
Competição: Campeonato Carioca
Gols: Ferretti, aos 35’ (1° tempo); Nílton Santos (contra), aos 5’, Aírton Beleza, aos 10’ e Antoninho, aos 28’ (2° tempo)
Botafogo: Manga, Moreira, Zé Carlos, Leônidas e Waltencir; Carlos Roberto e Gérson; Zélio, Ferretti, Aírton Beleza e Paulo Cézar. Técnico: Zagallo
Olaria: Alcir, Mura, Miguel, Osmani e Nílton Santos; Mafra e Eliseu; Naldo, Sabará, Antoninho e Wellys. Técnico: Paulinho de Almeida

Sensacional atuação de Ferretti:
BOTAFOGO 4 x 3 AMÉRICA
Data: 29 / 04 / 1973
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Aírton Vieira de Moraes
Competição: Campeonato Carioca
Gols: Sérgio Lima (2), aos 7’ e 16’, Ferretti, aos 14’ e Antônio Carlos, aos 21’, no 1° tempo; Ferretti (3), aos 18’ (de cabeça), 19’ e 39’ (de cabeça), no 2° tempo
Botafogo: Wendell, Waltencir, Scala (Edmílson), Osmar e Ademir Vicente; Nei Conceição, Marinho Chagas e Dirceu; Roberto Carlos, Fischer e Ferretti. Técnico: Sebastião Leônidas
América: Jorge, Cabrita (Ivo), Alex, Mareco e Tereso; Dejair (Gilmar), Thadeu e Antônio Carlos; Flecha, Caio e Sérgio Lima. Técnico: Wilson Santos
Obs.: 1) Num centro sobre a área, Fischer e Cabrita pularam e o lateral do América saiu com suspeita de fratura no maxilar. Entrou Ivo em seu lugar. Tereso, mais tarde, passou para a lateral direita e Gilmar foi para a esquerda (fonte: JB); 2) Segundo O Globo, Ivo substituiu Antônio Carlos.

Último jogo de Ferretti pelo Botafogo:
BOTAFOGO 3 x 1 BONSUCESSO (RJ)
Data: 16/04/1975
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Competição: Campeonato Carioca
Gols do Botafogo: Fischer, Nílson Dias e Marinho Chagas
Botafogo: Wendell, Ademir Vicente, Geraldo, Osmar e Marinho Chagas; Carbone, Carlos Roberto e Dirceu; Cremílson (Rogério), Fischer (Ferretti) e Nílson Dias.

[Fontes para o texto: http://www.sports-reference.com/olympics/athletes/fe/-ferretti-1.html; Folha do Esporte, ano II, nº 100, de 27/08 a 09/09/1993; http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/hbotafogo.htm.]

16 comentários:

  1. Toledo, recebi sua mensagem.
    Como veio com o assunto 'contato', achei inicialmente que se tratava de matéria comercial ('spam').
    Lerei com atenção e depois responderei por e-mail.

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  2. Esse jogo do Ferreti marcou a minha infância, escutei no radinho de pilha!
    Ferreti quando entrava, sempre deixava o dele!
    Parabéns pelo ótimo site!

    hangman

    ResponderExcluir
  3. Olá, Hangman.
    Nesse jogo (BFR 4x3 AFC) eu estava presente e é uma recordação marcante que tenho do Ferretti.
    Foi uma 'virada' sensacional!
    E grato pelo incentivo.

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  4. sumula do jogo da foto:

    Botafogo-RJ 3 - 1 Flamengo-RJ
    Maracanã- Rio de Janeiro
    102.190,75
    37.578
    J: José Clemente de Oliveira
    Paulo César, Humberto e Jairzinho – Paulo Henrique
    BFR: Cáo; Moreira, Chiquinho, Moisés e Valtencir; Carlos Roberto e Afonsinho; Rogério, Ferretti (Humberto), Jairzinho e Paulo César
    Tec: Zagalo.
    CRF: Sidnei; Murilo, Manicera, Tinho e Paulo Henrique; Liminha e Alves (Carlinhos); Dionísio, Nei, Bianchini e Arílson (Tinteiro).
    Técnico: Tim


    - Iram Santos

    ResponderExcluir
  5. Grato, Iram.
    Sua colaboração é super bem-vinda.

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  6. Esse 4 x 3 no américa, eu lembro q em Vitória eu ouvia pelo rádio, na hora que o américa fez o 3º ,eu fiquei p... e saí pra ir ao cimena, quando voltei que disseram que foi 4x3 eu não acreditei, até no dia seguinte quando comprei o jornal e vi escrito: sensacional virada do Fogão com 4 gols de Ferretti.Foi inesquecível!!!

    ResponderExcluir
  7. De fato, nos 4 x 3 contra o América, o Ferretti foi o dono da bola, 'acabou com o jogo'.
    Foi mesmo inesquecível.

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  8. Caros Amigos, sera que alguem tem alguma informação sobre os irmãos de Ferreti, Ricardo (tuca), e Bruno Ferreti, se tiverem fotos melhor ainda. sem mais no momento, agradeço a oportunidade de participar.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Carlinhos.
    Li na internet um comentário do próprio Fernando Ferretti, em outubro/2007, o seguinte:
    "... quem mora no México é meu irmão Tuca que tbm foi jogador do Botafogo e atualmente é treinador do Pumas no México".
    Do Bruno Ferretti não tenho notícias, no momento.

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  10. Agradeço a atenção, estou escrevendo para dizer que consegui as fotos de Tuca e Bruno Ferreti, já fazem parte da minha galeria de fotos dos jogadores do Botafogo de todos os tempos, sem agradeço.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Carlinhos.
    Você clicando no 'marcador' Futebol bases, na postagem "Títulos conquistados pelo Botafogo no Futebol Infanto-Juvenil", há uma foto da equipe campeã do Torneio Internacional de Croix - 1973, em que aparece o Bruno Ferretti (não está identificado, mas é o 4º jogador em pé, da esquerda para a direita, ao lado do Mendonça).

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  12. Presados amigos Botafoguenses, estou escrevendo mais uma vez para dizer que minha pesquisa esta quase completa, mas aida me falta algumas fotos.
    eu gostaria muito de falar com Sr.Pedro Varanda, pesquisador do Botafogo se me enviarem o E-Mail dele agradecerei muito, até breve e um abraço a todos deste Site.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Carlinhos.
    Segue o e-mail do Pedro Varanda:
    florianovaranda@ig.com.br

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  14. Olá amigos, bacana ver essa postagem sobre o jogador " Ferretti ". Tenho uma história bacana para lhes contar. Quando eu tinha 12 anos defendi o nosso querido Botafogo de Futsal e aos 14 anos treinei 3 meses no Botafogo de futebol de campo. Na época recebi a oportunidade para treinar com o grupo do Botafogo, porque o gerente da base na época dizia que estava me dando a oportunidade de treinar porque eu me pareci com um ídolo do clube que se chamava " Ferretti ". No momento não me interessei muito em saber quem era, só agora vi a foto do " Ferretti ", aqui fazendo uma busca pelo google vi que ele faleceu e morava pertinho de onde mim. Se soubesse teria ido visita-lo. Mas ok, Deus não permitiu,porém saber de sua belíssima passagem pelo Botafogo, me trás bastante alegria, pois sou Fogão de coração. Hoje atuo ainda como jogador de futebol com 29 anos e sou presidente do clube aqui de Cabo Frio, chamado Perseverança Futebol Clube, onde estamos buscando patrocínios para entrar na série C do campeonato Carioca. Abraço a todos. Quem quiser curtir a página do clube é só colocar o nome do clube no facebook que aparece. Fiquem com Deus !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      O antigo goleador botafoguense Fernando Ferretti faleceu a 29/08/2011, cerca de três meses depois da postagem que fizemos sobre ele.
      De fato, foi um jogador que decidiu dezenas de partidas pelo Glorioso.
      Quando ao Perseverança FC, visitei a página de vocês no facebook.
      E desejo muita sorte na empreitada de colocar o clube na série C do campeonato carioca.
      Apareça sempre por aqui (pena não ter colocado o seu nome no comentário) e...

      ... Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir