domingo, 6 de fevereiro de 2011

Joel Martins, o Lateral Várias Vezes Campeão

dados estatísticos e súmulas: pesquisa de Pedro Varanda; pesquisa e texto: Claudio Falcão


Joel Martins da Fonseca, antigo lateral-direito do Botafogo, nasceu em São João de Meriti (RJ) a 14 de fevereiro de 1935.

Foi atleta profissional do Bangu A.C. (RJ), pelo qual foi campeão do Torneio de Nova York (1960), tendo o Botafogo adquirido o seu passe ao clube da Zona Oeste, em janeiro de 1962, por Cr$8.500.000,00.

Atuou pelo Glorioso em 240 partidas, de 1962 a 1968, assinalando 1 (um) gol.

Joel foi agraciado com o Prêmio Belfort Duarte, pela CBD (atual CBF), em 21 de julho de 1966.

Títulos de Joel pelo Botafogo:
1962
Campeão do Pentagonal do México.
Campeão do Torneio Rio-São Paulo.
Campeão do Torneio Início do Rio de Janeiro.
Campeão Carioca.
1964
Campeão do Torneio Governador Magalhães Pinto (Belo Horizonte).
Campeão do Torneio Jubileu de Ouro da Associação de Futebol (La Paz).
Campeão do Quadrangular do Suriname.
Campeão do Torneio Rio-São Paulo.
1966
Campeão da Taça Círculo de Periódicos Esportivos (Caracas).
Campeão da Taça Carranza de Buenos Aires.
Campeão do Torneio Rio-São Paulo.
Campeão do Quadrangular de Teresina.
1967
Campeão do Triangular de Caracas.
Campeão Carioca.

Títulos de Joel como técnico, pelo Botafogo:
1977
Campeão Carioca de Juvenis (atuais Juniores - Sub-20).
1978
Bicampeão Carioca de Juvenis (atuais Juniores - Sub-20).
1990
Campeão Carioca.

Estreia de Joel pelo Botafogo:
BOTAFOGO 0 x 1 ESTRELA VERMELHA (IUG)
Data: 06/01/1962
Local: Estádio Nacional, Santiago
Competição: Quadrangular de Santiago
Botafogo: Manga, Joel, Zé Maria, Nílton Santos e Rildo; Ayrton (Pampolini) e Didi; Édison, China (Amoroso), Amarildo e Zagallo.

Único gol marcado por Joel pelo Botafogo:
BOTAFOGO 2 x 0 BARCELONA (ESP)
Data: 16/07/1964
Local: Monumental de Nuñez, Buenos Aires
Árbitro: Miguel Comesaña
Competição: Taça Ibero-Americana (Quadrangular de Buenos Aires)
Gols: Gérson, aos 14' e Joel, aos 80'
Botafogo: Manga, Joel, Paulistinha, Nílton Santos e Rildo; Élton e Gérson; Garrincha, Sicupira, Jairzinho e Zagallo.
Barcelona: Sadurni, Eladio, Olivella, Torrent e Gracia; Fusté e Pereda; Zaballa, Kocsis, Re e Seminario.

Última partida de Joel pelo Botafogo:
BOTAFOGO 2 x 2 PORTUGUESA (RJ)
Data: 29/06/1968
Local: General Severiano, Rio de Janeiro
Competição: Amistoso
Gols do Botafogo: Nei Conceição e Rogério
Botafogo: Cao (Wendell), Moreira, Zé Carlos (Paulistinha), Leônidas (Dimas) e Waltencir; Nei Conceição e Afonsinho (Joel); Rogério (Zélio), Parada, Humberto e Lula.

[Fontes para o texto: Joel Martins da Fonseca; Jornal do Brasil, de 03/01/1962; Revista Botafogo (boletim informativo), de agosto-setembro/1966; Antônio Ramos, Lance!, de 24/11/2002.]

31 comentários:

  1. Boa tarde.

    De acordo com pesquisas realizadas por Eduardo Augusto dos Santos, historiador botafoguense, o Glorioso de General Severiano já teve quatro Joel Martins.

    1951 - Joel Antônio Martins, ponta-direita.

    1955 - Joel de Souza Martins, ponta-esquerda, ex-Fluminense.

    1962 a 1968 - Joel Martins da Fonseca, lateral-direito, ex-Bangu.

    1966 - Joel Jerônimo Martins, atacante.

    Saudações Alvinegras,
    Pedro Varanda

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Pedro, por mais essa informação.

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  3. Pedro vc tem alguma foto de joel jeronimo martins

    ResponderExcluir
  4. Fernando Henrique Cardoso Martins7 de abril de 2011 às 16:42

    esse ai de 1966 é o meu Pai, ele jogou ao lado do Ferreti.

    ResponderExcluir
  5. Prezado leitor, passarei sua solicitação ao amigo Pedro Varanda.

    Saudações esportivas!

    ResponderExcluir
  6. Certo, Fernando.
    Obrigado pelo registro.

    ResponderExcluir
  7. Ao leitor que nos indagou se teríamos alguma foto de Joel Jerônimo Martins, segue a resposta que nos enviou o pesquisador Pedro Varanda:

    "Não tenho foto dele. O Jerônimo atuou em poucos jogos e foi na excursão ao Norte-Nordeste de 1966".
    Pedro

    ResponderExcluir
  8. Joel Jeronimo Martins8 de abril de 2011 às 22:35

    Eu sou o joel jeronimo martins pai do Fernando começei no Botafogo em 1967 na escolinha do Neca no campo do Nova América em frente onde é hoje o shopping Nova America,a seguir fui promovido para o infanto juvenil e depois para o juvenil (hoje junior)onde joguei ao lado de Ferreti,Nilson Dias,Osmar Guarneli,Mauro Cruz,Marco Aurélio,Roberto Carlos e outros mais.Saudosos tempos em que nosso glorioso se preocupava em revelar craques e nossos dirigentes ajudavam o clube como a família Bebiano,(donos da Nova America) que emprestava dinheiro para o clube contratar craques.Saudações botafoguenses

    ResponderExcluir
  9. Prezado Joel Jeronimo Martins.

    Obrigado pelo esclarecimento.

    Cláudio.

    Pelo que informa o prezado Joel Jeronimo Martins não foi ele que seguiu com o Botafogo FR para o Norte-Nordeste em 1966.

    Então, o Jerônimo de 1966 entra na lista dos jogadores não identificados, não sabemos o nome completo.

    Saudações Alvinegras,
    Pedro Varanda.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Joel Jerônimo Martins.
    Grato pela sua participação, nos mostrando um pouco de como era o Botafogo naquela época.
    Veja, por gentileza, o que o pesquisador Pedro Varanda relatou no comentário anterior, pois já havia um Jerônimo nos profissionais em 1966, que, pelo que concluímos agora, não é o mesmo Joel Jerônimo Martins, que entraria para a escolinha do Neca somente em 1967.

    Joel, você então não chegou aos profissionais do Botafogo? Como você era conhecido no futebol? Como Joel ou como Jerônimo?

    Se pudesse nos esclarecer, agradeceríamos muito.

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  11. Joel Jeronimo Martins10 de abril de 2011 às 08:45

    Olá DataFogo!
    Esclarecendo eu era conhecido como Joel e não cheguei aos profissionais,me lembro que houve uma mudança nos regulamentos e a categoria aspirantes foi extinta, ou seja após os dezoito anos ou você era profissionalizado ou procurava outro clube.
    Vários juvenis do Botafogo foram para o Flamengo entre eles o Vanderlei Luxemburgo,Caio Cambalhota,Vicentinho,Carlinhos,eu mesmo recebi proposta para ir para Gávea através de um massagista chamado mineiro, que trabalhava no Botafogo e foi para o Flamengo, mas recusei por não ter identificação nenhuma com o rubronegro.
    Sou membro de uma família de Botafoguenses fanáticos que começou sua ligação com o clube através do meu bisavó, que era italiano e torcia pelo Glorioso, devido a camisa ser parecida com a da Juventus.
    Na época eu jogava nas divisões de base do Botafogo e trabalhava na Varig,pois comecei a trabalhar aos 14 anos e meu sonho era ser piloto de avião, o futebol era minha 2ª opção.
    Como esclarecimento o Joel Martins foi meu treinador nas divisões de base, um cara fantástico,ótimo orientador aprendi muito com ele.
    Tempos inesquecíveis para mim por ter vestido o uniforme do clube do meu coração e ter convivido com os craques da maior geração da história de nosso Botafogo.
    Estou a disposição para o que quiserem saber a respeito do período de 1967 a 1970 do nosso Glorioso.
    Um grande abraço,Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  12. Prezado Joel Jerônimo Martins, somos muito gratos pelos esclarecimentos agora prestados.

    Sugiro que dê uma olhada no seguinte link:
    http://datafogo.blogspot.com/2010/02/titulos-conquistados-pelo-botafogo-no_24.html
    Aí estão relacionados os títulos que o nosso Clube conquistou na categoria de Infantis, e em 1968 aparece o nome do meio-campo Joel, campeão carioca naquele ano. É o nosso Joel Jerônimo Martins, não é mesmo?

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  13. Joel Jeronimo Martins10 de abril de 2011 às 15:52

    Exatamente! Sou eu mesmo,grato por esta singela recordação,foi como voltar no tempo e recordar dias felizes de minha vida.
    Saudações Botafoguenses Campeãs

    ResponderExcluir
  14. Olá, Joel.
    Fantástico este retorno no tempo, num pedacinho da vitoriosa História do Glorioso!

    Felicidades e apareça sempre!

    ResponderExcluir
  15. Fernando Henrique Cardoso Martins10 de abril de 2011 às 21:43

    Essa do meu pai eu não sabia, o dia q eu postei aqui foi o dia 7 de abril de 2011 e o dia da final contra o Vasco foi no dia 7 de abril de 1968 hahahahhaah, é não tem jeito mesmo, não escolhi ser Botafoguense, eu nasci Botafoguense!!!!!!!



    JOGO DO TÍTULO:
    BOTAFOGO 1 x 0 VASCO DA GAMA
    Data: 07 / 04 / 1968
    Local: São Januário, Rio de Janeiro
    Árbitro: César da Costa
    Assistentes: Antônio Rebelo e Vânder José de Carvalho
    Competição: Campeonato Carioca de Escolinha Infantil
    Gol: Jorge, aos 43’ (2° tempo)
    Botafogo: Duílio, Jair, Mauro, Carlos Roberto e Jorge II; Celso e Joel; Ivan (Nílson), Jorge, Zé Augusto e Vanderlei Cavalinho (Nélio)
    Vasco da Gama: Paulo Roberto, Valdir, Antônio Carlos, Jaime e Luís; Juvenal e Ubiratan; Vicente (Moacir), Hélio (Paulo), Baiano e Roberto (Eli)

    Fontes: Nei Severino Dias, Nílson Severiano Dias, JS, O Globo e relatório da CBD/CBF.

    ResponderExcluir
  16. É mesmo, Fernando, não pode ser uma mera coincidência!
    Quarenta e três anos depois, o filho de um dos campeões infantis de 1968 se manifesta aqui no DataFogo!
    E além disso, neste domingo, os nossos juniores conquistaram a Taça Guanabara da categoria (veja a notícia no blog).
    Estamos todos de parabéns.

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  17. Fernando Henrique Cardoso Martins22 de setembro de 2011 às 17:19

    gostaria de tirar uma duvida, o memorial dos fundadores do clube, por acaso tem fotos de times dos juniores??? em um livro do botafogo achei fotos do time de juniores de 1963 onde aparecem o Roberto Miranda e o Jairzinho, se tiver gostaria de saber se tem fotos do time dos Juniores de 1967 a 1970 epoca em que meu pai jogou no Botafogo, seria muito gratificante saber que o clube tem fotos daquela epoca dos juniores, meu pai chegou a treinar com Gerson, Jairzinho, Afonsinho, Roberto, Rogerio, pq naquela epoca era normal os juniores treinarem com os profissionais!!!!!!!!

    Saudações Botafoguenses!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Prezado Fernando.
    Ainda não tive a oportunidade de visitar o referido Memorial dos Fundadores do Botafogo, desconhecendo, portanto, se nele há fotos dos juniores daquela época.
    No blog, no marcador 'Futebol bases', há algumas imagens de equipes campeãs do Botafogo nas categorias de base, que podem ser avaliadas.
    E caso você queira, informe num próximo comentário o seu endereço eletrônico, pois posso enviar-lhe imagens do meu acervo, nas quais aparecem os infantis campeões no final dos anos 60, sem identificação dos jogadores. Quem sabe em alguma não apareceria o seu pai?

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  19. Olá bofoguenses ! Joguei na base do Botafogo entre os anos de 1968 e 1972 , dirigido pelo saudoso Neca , no mesmo time em que jogavam o luizinho rangel, tiquinho, dodo,Ronaldo, hoje preparador fisico e outros .....Infelizmente não tenho mais nenhuma foto dos times daquela época . Vcs poderiam me ajudar informando onde posso conseguir copias das fotos ? Gostaria muito de mostrar aos meus filhos esta passagem tão feliz da minha vida. Joguei no maracana ,contra o fluminense, que tinha o zagueiro Edinho , numa preliminar de botafogo e gremio pelo campeonato brasileiro da época(Na epoca era o torneio Roberto Gomes Pedrosa).

    Eu era Goleiro ( Gomes)

    ResponderExcluir
  20. Olá, Gomes.
    Solicito que você informe em que ano atuou no Maracanã contra o Flu, na preliminar de Botafogo x Grêmio, para que tentemos localizar a súmula da partida.
    E, se possível, informe o seu endereço eletrônico, para que enviemos imagens de times da base do Botafogo daquele período.

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  21. Obrigado pela resposta. Não me lembro a época do jogo no maracana, mas foi em maio de 1971 ou 72. A escalação saiu no jornal o globo no dia seguinte ao jogo, que perdemos para o Fluminense por 1 a zero.Figuei no Botafo de 1968 a 1972, sempre titular do time , que tinha , tiquinho, dodo, ronaldo torres,indio,serginho,lateral esquerdo que chegou a jogar no coritiba.Não cheguei a disputar campeonatos com o Botafogo porque na época o clube decidiu não disputar a categoria de infanto-juvenil, que era a minha , e hoje seria uma categoria abaixa da de "juniores".Me lembro de uma viagem que fizemos a Brasila , com o onibus do fogão dirigio pelo "SEU" Armindo , e enfrentamos uma seleção Brasiliense cheia de "gatos" e conseguimos dar um duro danado neles e empatamos em zero a zero.Se ajudar ,na minha epoca o goleiro titular do time de juvenis, uma categoria acima da minha , era o "paredão" China, que não sei que destino teve, pois tbm não chegou ao time profissional.Se puderem me ajudar a recuperar este passado feliz que tive , para mostrar aos meus filhos, ficarei sempre grato.Meu e-mail é mhotz@uol.com.br

    Abs

    Joao Carlos Gomes

    ResponderExcluir
  22. outro detalhe , o jogo principal pode ter sido contra o Internacional , sei que era um dos dois gauchos...abs

    gomes

    ResponderExcluir
  23. Olá, Gomes.
    Passados tantos anos é possível que você tenha se enganado com relação à época do seu jogo no Maracanã, na preliminar de uma partida dos profissionais.
    Digo isso porque em 1971-72 a competição já não era mais a Taça de Prata ('Robertão'), mas sim o Campeonato Nacional, e ambas eram disputadas no 2º semestre, após o término dos campeonatos regionais, não podendo então ter sido em maio.
    Houve sim um jogo contra o Grêmio pela Taça de Prata de 1970, disputado no Maracanã em 14 de outubro, que bem pode ter sido a partida a que você se refere. Desse jogo recebi a súmula, enviada pelo grande pesquisador Pedro Varanda, que posso enviar por e-mail.
    Aliás, vou digitalizar imagens de algumas equipes de base do Botafogo, daquela época, e enviar para você.

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez , grato pela atenção ! É possivel sim , que eu tenha me enganado de data em função do tempo. Tbm tenho pesquisado e ví a noticia sobre este jogo , mas não cosegui sumula nem a pagina do jornal o Globo , que deu a escalação da preliminar no dia seguinte.Por favor me envie o que puder para o e-mail que informei, quem sabe dou sorte de ver algumas fotos do "meu time" e a sumula seja a que estou procurando.

      abraço grande

      joao carlos Gomes

      Excluir
    2. Mais um detalhe , o jogo foi num domingo e ,acho, que 14 de outubro de 1970 não caiu num domingo...

      Excluir
    3. Mais informação : Pode ter sido este jogo tbm , pois foi num sábado e eu me lembro que o jogo em que fizemos a preliminar foi um final de semana...12/10/1968 Grêmio 1 x 0 Botafogo – Alcindo - Robertão. O que eu me lembro é que no dia seguinte eu lí a escalação da preliminar na pagina de esportes do jornal O Globo..

      Excluir
  24. Olá, Gomes.
    Já está seguindo por e-mail.

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  25. O SRº Joel Martins vivo até hoje, continua botafoguense de coração ! Tenho uma foto com ele a pouco se quiserem encaminho ! Saudações alvi negras !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dafne.
      Pela postagem, você deve ter observado que uma das fontes consultadas foi o próprio Joel Martins, em contato feito pelo nosso constante colaborador, o Pedro Varanda.
      Também é muito bom saber que ele continua botafoguense de coração.
      E grato pela oferta apresentada.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  26. Meu nome é valney da Conceição, treinei nos anos de 77 no Júniores do Botafogo no 24 bip,com neca auxiliar de Joel Martins e depois fui levado para o campo grande em 79 quando chego o treinador era o neca!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Valney.
      Grato pelo depoimento enviado, com essa curiosa coincidência.

      Saudações esportivas!

      Excluir