terça-feira, 23 de novembro de 2010

Silvina das Graças Pereira, Grande Vulto do Atletismo Botafoguense

pesquisa de Claudio Falcão

Silvina das Graças Pereira

Nascida na cidade fluminense de Vassouras a 31 de outubro de 1948, Silvina chegou ao Botafogo no ano de 1965, trazida pelo então diretor de atletismo Brigadeiro Lessa, que a vira competindo nos Jogos Infantis. Na ocasião residia com a família na Mangueira e cursava o 2º ano do antigo curso ginasial no Colégio John Kennedy. Posteriormente transferiu-se para o Colégio Arte e Instrução, em Cascadura, onde conseguira uma bolsa de estudos. Seu técnico no Botafogo era Aílton da Conceição.

Tricampeã carioca de atletismo pelo Botafogo (1965-1966-1967), foi como atleta do Glorioso que competiu pelo Brasil no Campeonato Sul-Americano de Atletismo em Quito, Equador (1969), quando conquistou quatro medalhas de ouro, além do título de campeã, tendo se consagrado como a melhor atleta do campeonato. Também esteve em ação nos Jogos Pan-Americanos de Cáli (1971), onde obteve a medalha de prata no salto em distância, com a marca de 6,35m e no Pan-Americano da Cidade do México (1975), onde conquistou a medalha de bronze nos 200m rasos, com o tempo de 23"17 (recorde sul-americano). Atleta olímpica, participou dos Jogos de Montreal (1976), onde competiu nas provas dos 200m rasos e do salto em distância, não logrando, no entanto, a conquista de medalha.

Silvina, em 1975 (foto: O Globo)

Laureada com o título de emérita do Botafogo de Futebol e Regatas em dezembro de 1967, é detentora da Medalha de Mérito da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Ex-professora de Língua Portuguesa do CEFET/RJ.

Fontes:
Jornal do Brasil, de 13/09/1967;
Jornal do Brasil, de 16/10/1969;
Jornal do Brasil, de 17/10/1975;
Botafogo o Glorioso - Uma História em Preto e Branco, de Braz Pepe, Luiz Felipe de Miranda e Ney Oscar de Carvalho; Rio de Janeiro - 1996, pág. 118;

6 comentários:

  1. Oi, Claudio. Parabéns mais uma evz pelo blog. Acompanho assiduamente. UM abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marcos.
    Obrigado pelo incentivo e... apareça sempre.

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Cláudio, pelo excelente trabalho e capricho na postagem do bolg.
    Fui aluna da Silvina e foi com grande satisfação e surpresa que vi hoje sua foto no mural do Estádio Célio de Barros.
    No CEFET sabíamos que ela era atleta, mas não tínhamos ideia da dimensão de seus feitos.
    Obrigada por dividir conosco sua paixão.
    Um grande abraço
    Sílvia

    sasf1908@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sílvia.
    Foi muito bom ler o seu comentário!
    Se ainda tiver contato com a profª Silvina, peça a ela que leia essa pequena biografia que ressalta os principais feitos da grande atleta.

    Grande abraço e saudações esportivas!

    ResponderExcluir
  5. Claudio minha emoção agora foi de imensa felicidade,ao ver o retrato de Silvina uma amiga de colégio e de atletismo...Muito bom.Saudades enormes.

    ResponderExcluir
  6. Olá, amigo.
    Sugiro que você dê uma olhada nas outras postagens encontradas no 'marcador' Atletismo, principalmente na de 07/11/2012.
    Acho que irá gostar também.

    Saudações Botafoguenses campeãs!

    ResponderExcluir