quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Aída dos Santos, Grande Destaque do Atletismo Botafoguense e Brasileiro

pesquisa de Claudio Falcão


Aída dos Santos certamente foi a maior expressão do atletismo botafoguense em todos os tempos. Seu nome completo é Aída dos Santos Menezes, tendo nascido em Niterói (RJ) a 1º de março de 1937.

Sagrou-se em novembro de 1971 decacampeã carioca no pentatlo, sendo nos dois primeiros anos competindo pelo C.R. Vasco da Gama e nos oito anos seguintes defendendo as cores do Botafogo F.R. [O Globo - Edição Esportiva, 15/11/1971 - pág. 10.]

Como atleta botafoguense competiu nos Jogos Olímpicos de Tóquio (1964), classificando-se em quarto lugar na prova do salto em altura, com a marca de 1,74m, sendo a única mulher (atleta) na delegação brasileira. Participou também das Olimpíadas do México (1968), alcançando o 20º lugar no pentatlo (4.578 pontos) - recorde sul-americano.

Esteve presente nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg - Canadá (1967) e de Cáli - Colômbia (1971), em ambas as ocasiões obtendo a medalha de bronze no pentatlo (4.531 e 3.887 pontos, respectivamente), representando de forma admirável o Alvinegro carioca.

Graduada em Educação Física e em Pedagogia, foi professora da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal Fluminense, cuja pista de atletismo leva o seu nome. A Profª Aída é mãe da atleta de voleibol Valeska dos Santos Menezes (Valeskinha). Foi laureada com o título de emérita do Botafogo de Futebol e Regatas (1966) e de benemérita em 1995, mantendo desde 2006 na região de Niterói-São Gonçalo o Instituto Aída dos Santos, voltado para a prática de atletismo e voleibol para crianças. Também em 2006 foi homenageada com o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, por sua importância como atleta.

Fontes:

2 comentários:

  1. eu não sabia que o botafogo tinha tido em seus quadros esportivos esta negra maravilhosa ;Aida dosSantos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jorge.
      Desculpe-me pela demora em liberar e a responder o seu comentário, pois estava viajando.
      Grato pela visita ao DataFogo e satisfeito por tê-lo ajudado a conhecer um pouco sobre a passagem marcante de Aída dos Santos pelo atletismo botafoguense e nacional.

      Saudações esportivas!

      Excluir