sábado, 27 de março de 2010

As Olimpíadas Botafoguenses

pesquisa e texto de Claudio Falcão
(publicação simultânea no blog Mundo Botafogo – http://mundobotafogo.blogspot.com/)

As Olimpíadas Botafoguenses eram um encontro esportivo anual organizado pelo Botafogo de Futebol e Regatas, no qual participavam atletas, ex-atletas e associados do Clube, classificados por faixas etárias, competindo nos mais variados esportes, inclusive em alguns que o Alvinegro não disputava oficialmente, sendo habitualmente divididos em duas grandes equipes: a ‘Estrela Solitária’ e o ‘Glorioso’.


Iniciativa da campeoníssima Margarida Teresa Nunes Leite, a ‘Atleta Símbolo’ do Botafogo, teve lugar pela primeira vez no ano de 1957, com o desfile inaugural a 6 de outubro, no Estádio de General Severiano, quando foram entregues os prêmios ‘Honra à Fidelidade’ aos atletas que completaram 15 anos (medalha de ouro) e 10 anos (medalha de prata) de dedicação ao Alvinegro, sendo também pronunciado o compromisso olímpico. Dentre os que receberam a medalha de ouro encontrava-se justamente a dinâmica Margarida. A festa de encerramento ocorreu a 1° de novembro, na sede social, sendo proclamada campeã a equipe ‘Estrela Solitária’, com 200 pontos, contra 184 do ‘Glorioso’.

Tais foram os esportes envolvidos nessa I Olimpíada: voleibol, basquetebol, futebol de botão, tênis de mesa, atletismo, remo, futebol, boliche, halterofilismo, ‘pequenos jogos’ (entre crianças), além de uma gincana. Os competidores foram distribuídos pelas seguintes faixas etárias: adultos, 15 a 17 anos, 10 a 14 anos e até 9 anos.

Medalhas foram entregues aos vencedores, bem como pequenas taças aos atletas mais eficientes.


A II Olimpíada teve seu desfile de abertura também no Estádio de General Severiano, a 11 de outubro de 1958, sendo igualmente entregue o prêmio ‘Honra à Fidelidade’, bem como prestado o juramento olímpico.

Nesse ano tivemos os seguintes esportes: voleibol, tênis de mesa, futebol de botão, arco e flecha, remo, futebol, boliche, halterofilismo, basquetebol, esgrima, atletismo e ‘pequenos jogos’. A faixa etária de até 9 anos foi subdividida em até 5 anos e de 6 a 9 anos, mantendo-se as demais.

A solenidade de encerramento deu-se na sede social a 21 de novembro, sendo dessa vez campeã a equipe ‘Glorioso’, com apenas 2 pontos de vantagem sobre os da ‘Estrela Solitária’ (204 a 202), tendo igualmente sido entregues as medalhas aos vencedores e as taças aos mais eficientes.


Seguiu-se a III Olimpíada, em 1959, com o desfile inaugural a 27 de setembro em General Severiano, quando foi pronunciado o compromisso olímpico de praxe. Na ocasião foram mais uma vez entregues os prêmios ‘Honra à Fidelidade’.

Foram esses os esportes envolvidos nessa terceira disputa: esgrima, voleibol, tênis de mesa, boliche, basquetebol, futebol, futebol de botão, remo, halterofilismo, atletismo e ‘pequenos jogos’. Houve pequena mudança nas faixas etárias, sendo os pequenos agrupados em uma só categoria, de 4 a 9 anos.

A festa de encerramento ocorreu a 9 de novembro, quando foi proclamada campeã a equipe ‘Glorioso’, com 217 pontos, contra 201 da ‘Estrela Solitária’, tendo então sido distribuídas as premiações habituais.


A IV Olimpíada foi disputada no mês de novembro até 4 de dezembro de 1960, sendo esses os esportes que estiveram em competição: basquetebol, futebol, voleibol, arco e flecha, tênis de mesa, halterofilismo, remo, boliche, esgrima e ‘pequenos jogos’. Repetiu-se a divisão por faixas etárias que fora adotada em 1958.

A solenidade de encerramento foi realizada na sede social a 5 de dezembro, tendo sido entregues as taças aos atletas mais eficientes e anunciado o resultado final, com a vitória da equipe ‘Glorioso’, por 334 a 277 pontos, conquistados pela ‘Estrela Solitária’. A 15 de dezembro foram entregues as medalhas aos competidores melhores colocados.

Não obtive informações sobre os Jogos de 1961, porém a 22 de julho de 1962 ocorreu em General Severiano a solenidade de abertura da VI Olimpíada, contando, dentre outros atos, com a leitura do juramento do atleta e a habitual entrega do prêmio ‘Honra à Fidelidade’, sendo esses alguns dos esportes que entraram em competição naquele ano: futebol, atletismo, futebol de botão, boliche e cabo de guerra (recreação).


Já em 24 de agosto de 1963 ocorreu a abertura da VII Olimpíada, nessa ocasião no Ginásio do Mourisco, onde após o tradicional desfile foi prestado o juramento do atleta olímpico, bem como entregue o prêmio ‘Honra à Fidelidade’. No entanto, não logrei localizar outros detalhes dessa edição.


A partir daí não mais obtive notícias sobre a realização das interessantes Olimpíadas Botafoguenses, que pelo menos por sete anos consecutivos promoveram uma verdadeira integração de atletas, ex-atletas e associados do Clube e estimularam o surgimento de novos valores para a prática desportiva, em defesa das cores alvinegras.

[Fonte: Revista Botafogo, ‘Boletim Informativo’ do Botafogo de Futebol e Regatas.]

9 comentários:

  1. Fala Claudio.
    vi seu blog através do Mundo Botafogo.
    Adicionei seu blog na lista dos parceiros do meu blog sobre as bandeiras da nossa torcida.

    Que belo arquivo vc possui !!

    e será que vc nao tem fotos da nossa torcida antigamente ? se tiver e puder me enviar ficarei muito grato.

    Abraço e Saudações Alvinegras

    Caíque Lacerda

    ResponderExcluir
  2. Olá, Caíque.
    É possível que eu tenha imagens de nossa torcida em antigos exemplares da revista do Clube. Vou dar uma 'garimpada', e se tiver sucesso entro em contato.
    E obrigado pela visita
    Saudações Botafoguenses.

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma boa ideia. Imagens antigas da torcida seria maravilhoso.

    Abraços Gloriosos!

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida, Rui.
    Inclusive já enviei ao Caíque, como aperitivo, uma imagem da torcida botafoguense comemorando as conquistas de 1962, enquanto não dou uma 'garimpada' nos meus guardados.
    Abraço e saudações alvinegras!

    ResponderExcluir
  5. Enviu para o e-mail que esta no blog ?
    não chegou ainda não.

    Pode enviar pra um desses dois:
    bandeirasbotafoguenses@yahoo.com.br
    ou
    caiquenlacerda@hotmail.com

    Abraço e S.A. !!

    ResponderExcluir
  6. Certo, Caíque.
    Vou reenviar.
    Saudações Botafoguenses.

    ResponderExcluir
  7. Olá Caique, espero que possa me ajudar a identificar um jogador Negro do time do Botafogo de 1984, esta foto do time esta no site "bandeirasbotafoguenses", já identifiquei todos menos este jogador que esta em pé, deve ser zagueiro, se for possivel lhe agradecerei muito, até breve e um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite. Muito bom o blog mas poruqe bloquear copia de matérias que são tão importantes para serem divulgadas. Esse é o unico blog que já visitei que bloqueia esse recurso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Janjão.
      Obrigado pelo elogio ao blog.
      Quanto ao bloqueio de cópia de matérias a que você se refere, creio que seja relativo às imagens.
      Foi um recurso que pedi para ser adicionado (pois não sei como fazê-lo) desde a criação do blog, justamente por que via muitas imagens originais postadas no meu antigo blog, no wordpress, serem publicadas em diversos sites e blogs, sem o devido crédito ao DataFogo.

      Saudações esportivas!

      Excluir