terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Os Primeiros Campeões Masculinos da Liga de Volley-Ball do Rio de Janeiro

pesquisa de Claudio Falcão

A primeira entidade criada na cidade, voltada especificamente para o Voleibol, foi a Liga de Volley-Ball do Rio de Rio de Janeiro, fundada a 14 de setembro de 1938. Porém no mesmo ano, antes dessa data, foi promovido pela ACM um ‘torneio aberto’, do qual o Botafogo foi o vencedor. Numa das primeiras atas da recém-criada Liga está mencionado que o campeão do evento da ACM seria considerado o primeiro campeão da associação que estava se formando. Dessa forma, o então Botafogo Football Club tornou-se pentacampeão carioca masculino de voleibol (1938-1939-1940-1941-1942), sendo em 1939 o primeiro campeonato organizado pela Liga.

Os campeões invictos de 1939

Em 1940 o título foi conquistado de forma invicta, sendo esses alguns dos atletas campeões: Osvaldo Spinola, José Spinola, Paulo A. Azeredo, Nélson Santos, Raul Macedo, Amauri Catrambi e João Ferreira.

Em 1941, mais uma vez invictos, esses foram os nossos campeões: Osvaldo Spinola, José Spinola, João Ferreira, Nélson Santos, Mário Borges de Araújo, Amauri Catrambi, Paulo Azeredo, Raul Macedo e Ernani Santos.

Mais uma vez campeões invictos em 1941

O campeonato de 1942 foi igualmente conquistado de forma invicta, porém não temos os nomes dos pentacampeões da cidade.

[Fontes: Atlas do Esporte no Brasil, site oficial da Federação de Voleibol do Rio de Janeiro e Revista Botafogo.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário